Dermatologistas oferecem exame preventivo de câncer de pele

Cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários participam da ação em diferentes localidades do país; consulte os endereços

Por: Redação

Dezembro é conhecido o mês de prevenção ao câncer de pele, um dos mais incidentes no Brasil e no mundo. Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma campanha para chamar a atenção para doença, que tem 90% de chances de cura quando diagnosticada precocemente. Este ano, a ação acontece no sábado, 7 de dezembro, em diferentes cidades dos país.

Na data, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento, das 9h às 15h. Consulte aqui o endereço mais próximo de você.

dermatologista analisando a pele de paciente
Crédito: AndreyPopov/istockExames preventivos serão realizados em 130 locais de diferentes estados

O mutirão do ano passado resultou em 26.161 mil atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer da pele indentificados, entre carcinoma basocelular (2.765); carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363).

Em 2019, são esperadas 30 mil avaliações. Além de passar por consulta, os pacientes receberão orientações de como adotar corretamente medidas preventivas.

Tipos de câncer de pele

pinta irregular em pele branca
Crédito: IStock/@jamesbenetO câncer de pele pode ser classificado em três tipos; o melanoma é o mais agressivo

Carcinoma basocelular

O tipo mais comum, o carinoma basocelular surge mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas, mas podem se desenvolver também nas áreas não expostas. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.

Carcinoma espinocelular

Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas que ficam expostas ao sol.   Normalmente, esse tipo de carcinoma têm coloração avermelhada e se apresenta na forma de machucados ou feridas espessos e descamativos, que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse tipo de câncer de pele é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

Melanoma

O melanoma é o tipo mais agressivo. Em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Este sinal tende a mudar de cor, de formato ou de tamanho, e pode causar sangramento. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …