Desafio: reduzir em 30% as mortes do trânsito em dezembro na cidade de São Paulo

Ganhe até R$ 80 em dois dias usando o 99Taxis e Vá de Táxi

Por: Redação

Nunca houve tanta facilidade como neste ano para as pessoas deixarem o carro em casa e comemorar as festas de fim de ano, evitando correr riscos na rua, ganhando créditos para táxi. Isso serve para happy hour, amigo secreto e até festas nas casas dos amigos.

Daí surgiu o desafio lançado pelo Catraca Livre, apoiado pelo  Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas ( GREA), ligado ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP: reduzir em 30% neste mês de dezembro as mortes de trânsito na cidade de São Paulo. Uma aliança de publicitários entrou nessa experiência, entre eles Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Luiz Lara, Fred Saldanha, Bob Costa, além de agências como Leo Burnett e TheSign.

Em 2012 foram 2.307 mortes; 2013, 2.137 e, 2014, 1.857. Uma queda de até 30%  seriam menos 555 mortes. “Apoiamos entusiasticamente esse tipo de iniciativa”, afirma o psiquiatra Arthur Guerra, coordenador do GREA e professor da Faculdade de Medicina da USP. “É viável”, acrescenta.

Viável porque, neste ano, já houve uma redução em torno de 20% das mortes de trânsito na cidade de São Paulo.

Além de difundir mensagens pelas redes sociais contra a combinação do álcool e direção e pedir ao governador Geraldo Alckmin mais fiscalização nas ruas, o movimento estimula o uso dos aplicativos que oferecem descontos para táxi neste mês de dezembro – até o dia 17, funcionou o desconto do Easy Taxi, em parceria com a Ambev.

1) Vá de Táxi oferece R$ 20,00. Basta colocar a palavra Catraca Livre no campo de códigos promocionais.
2) 99Taxis

Há também a possibilidade de usar plataformas de carona de carros ou táxi como o Caronetas. O Catraca Livre dispõe de uma ferramenta acoplada a todos os seus eventos que estimula seus leitores a compartilhar o táxi, avisando seus amigos os trajetos.
Outro recurso é o projeto “Motorista da Vez”, da Porto Seguro: o segurado pode pedir um motorista,sem pagar nada, caso não se sinta em condições de dirigir.

Convidamos nossos leitores a entrar na história criando uma gigantesca redução de mortes em uma maiores cidades do mundo.