Descoberto benefício surpreendente de exercícios no fim de semana

Praticar exercícios no sábado e no domingo pode oferecer proteção contra mais de 200 doenças, segundo novo estudo; entenda

07/10/2024 19:33

Um estudo, publicado na revista Circulation, trouxe uma descoberta motivadora para aqueles que só conseguem praticar exercícios físicos aos finais de semana.

Segundo os cientistas, essas pessoas podem obter benefícios tão significativos para a saúde quanto aquelas que treinam regularmente ao longo da semana.

A pesquisa revelou que o exercício concentrado em apenas dois dias pode proteger contra diversas doenças, incluindo problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. Os pesquisadores analisaram dados de 89.573 pessoas para o estudo.

Quais são os benefícios de praticar exercícios no fim de semana?

O estudo, conduzido por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, apontou que os “guerreiros de fim de semana” apresentam uma proteção similar contra mais de 200 doenças, quando comparados a pessoas que fazem atividades físicas ao longo da semana. 

Mesmo concentrando os exercícios em apenas dois dias, os praticantes reduzem significativamente o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Segundo o estudo, essa prática está associada à proteção contra 264 doenças, desde problemas renais até transtornos de humor.

Essa descoberta desafia a ideia de que os exercícios precisam ser espaçados durante a semana para proporcionar os benefícios desejados. A atividade física, mesmo concentrada em um curto período, ainda traz impactos na saúde a longo prazo.

Novo estudo revela vantagens dos exercícios concentrados no fim de semana
Novo estudo revela vantagens dos exercícios concentrados no fim de semana - iStock/champpixs

Qual a quantidade ideal de exercícios para os fins de semana?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.

O estudo demonstrou que atingir essa meta, mesmo no sábado e domingo, traz os benefícios esperados. Isso significa que pessoas com rotinas corridas podem aproveitar os finais de semana para cuidar da saúde sem perder os efeitos positivos dos exercícios.

“Aqui, mostramos os benefícios potenciais da atividade de guerreiro de fim de semana para o risco não apenas de doenças cardiovasculares, como mostramos no passado, mas também de doenças futuras abrangendo todo o espectro, variando de condições como doença renal crônica a transtornos de humor e além”, comentou o coautor sênior do estudo, Shaan Khurshid, em comunicado.

Esses achados sugerem que o exercício físico não precisa seguir um padrão rígido para ser eficaz.