Descubra alimentos que provocam sensação de má digestão e você não sabia
Carboidratos fermentáveis são substâncias complexas que demoram mais para serem digeridas. Saiba como a enzima Alfa-Galactosidase pode ajudar:
Sabe aquela sensação horrível de má digestão, estufamento, inchaço, distensão abdominal, dor e gases que sentimos quando comemos uma feijoada caprichada ou repolho? Pois saiba que outros alimentos que parecem tão inocentes, como legumes, castanhas e até frutas, também podem provocar esse desconforto.
Estamos falando dos carboidratos fermentáveis, ou rafinose, alimentos que não são digeridos naturalmente por nosso organismo, mas sim pelas bactérias do intestino grosso.
“A sensação de má digestão é provocada pela pressão que os gases liberados por essas bactérias exercem sobre as paredes do intestino. Não conseguimos digerir os carboidratos fermentáveis, pois não possuímos a enzima Alfa-Galactosidase, que faz a quebra desses alimentos em substâncias menores, capazes de serem absorvidas por nosso organismo”, revela o Dr. Vitorio Luis Kemp, gastroenterologista e gerente médico da Apsen Farmacêutica.
Mas, por que nem todo mundo tem problemas com os gases? Segundo o especialista, essas diferenças entre as pessoas são explicadas por vários motivos, como o tipo de flora intestinal de cada um, a sensibilidade do intestino à pressão dos gases, a quantidade de alimentos fermentáveis ingeridos por refeição, entre outros.
Você deve estar se perguntando: afinal, quais são esses alimentos de difícil digestão? Prepare-se, porque a lista é extensa:
- Legumes e verduras: batata, cebola, mandioca, feijão, grão de bico, brócolis, couve-flor, repolho, entre outros.
- Grãos e cereais: arroz, pistache, amêndoa, avelã, aveia, castanhas, trigo, cevadas etc.
- Frutas: banana, maçã, kiwi, damasco, uva, pêssego etc.
Não pare de comer esses alimentos!
Todos esses alimentos são extremamente importantes para a nossa saúde, porque precisamos dos muitos nutrientes presentes neles! Por isso, você não deve parar de comê-los. Mas como evitar o desconforto da má digestão?
A boa notícia é que existem no mercado suplementos que possuem a enzima alfa-galactosidase, como Digeliv Comprimidos, que podem te ajudar na digestão dos carboidratos fermentáveis. Esse suplemento tem a forma de um comprimido, que deve ser tomado ou mastigado logo antes das refeições, atuando diretamente no próprio alimento.
“Essa enzima quebra os carboidratos fermentáveis em substâncias muito pequenas, antes que os alimentos sejam servidos para as bactérias do intestino grosso. Isto evita que elas os transformem em gases e que a pessoa tenha desconforto”, explica Kemp.
Mas, fique ligado(a)! Antes de tomar qualquer suplemento é preciso consultar seu médico – até mesmo para investigar se essa sensação de má digestão está relacionada ao consumo dos carboidratos fermentáveis.
Segundo o gerente médico da Apsen Farmacêutica: “Apenas as pessoas que sentem os problemas relacionados aos gases devem usar a enzima e apenas naquelas refeições que contenham os carboidratos fermentáveis. A pessoa pode ingeri-la sempre que necessário e por muitos anos”.
E ele ainda explica que Digeliv é contraindicado para diabéticos e indivíduos com galactosemia ou pessoas com hipersensibilidade à fórmula.
Para mais informações sobre Digeliv e os carboidratos fermentáveis, acesse aqui a página oficial do produto.