Descubra como esses exercícios fortalecem seu corpo contra o câncer

Além de melhorar a forma física, o estudo revela que quem tem baixo condicionamento costuma ter hábitos menos saudáveis

29/05/2025 22:03

A pesquisa avaliou o condicionamento dos participantes por meio de testes de ciclismo ergométrico, que medem a resistência física enquanto os voluntários pedalam com esforço progressivo
A pesquisa avaliou o condicionamento dos participantes por meio de testes de ciclismo ergométrico, que medem a resistência física enquanto os voluntários pedalam com esforço progressivo - iStock/ FG Trade

Você já sabe que a prática regular de exercícios traz diversos benefícios, mas sabia que manter um bom condicionamento cardiorrespiratório pode reduzir significativamente o risco de vários tipos de câncer?

Um estudo extenso, publicado no British Journal of Sports Medicine, acompanhou mais de um milhão de homens na Suécia por mais de 30 anos. A conclusão foi clara: aqueles com melhor capacidade aeróbica apresentaram menor chance de desenvolver nove tipos diferentes de câncer.

O poder dos exercícios aeróbicos

A pesquisa avaliou o condicionamento dos participantes por meio de testes de ciclismo ergométrico, que medem a resistência física enquanto os voluntários pedalam com esforço progressivo. Eles foram divididos em grupos de baixo, médio e alto condicionamento.

Os resultados impressionam:

  • 19% menos casos de câncer de cabeça e pescoço
  • 20% menos câncer renal
  • 42% menos câncer de pulmão
  • 40% menos cânceres gastrointestinais (esôfago, fígado, vesícula)
  • 20% menos câncer de estômago e cólon

Mais que atividade física: hábitos que fazem a diferença

O estudo também revelou que pessoas com baixo condicionamento físico frequentemente apresentavam outros fatores de risco, como obesidade, consumo elevado de álcool e uso de substâncias, que aumentam ainda mais o perigo de doenças crônicas, incluindo o câncer.

Manter o corpo ativo é uma estratégia poderosa para a prevenção do câncer e para uma vida mais saudável
Manter o corpo ativo é uma estratégia poderosa para a prevenção do câncer e para uma vida mais saudável - iStock/ gorodenkoff

Limitações e considerações finais

Embora os dados sejam promissores, faltam informações detalhadas sobre outros hábitos que influenciam o risco, como o tabagismo, o que pode afetar os resultados.

Exercitar-se vai muito além da estética ou da perda de peso. Manter o corpo ativo é uma estratégia poderosa para a prevenção do câncer e para uma vida mais saudável. Cada esforço conta para fortalecer seu corpo e blindá-lo contra doenças graves.