Descubra como o seu corpo responde aos diferentes ritmos musicais
E você? Qual música faz seu corpo vibrar?
Jazz, rock, samba, funk, sertanejo: Qual o seu estilo musical que faz o seu coração bater mais rápido?
Um estudo inovador desvendou as formas surpreendentes como nosso corpo reage a variados gêneros musicais. Se você já sentiu aquele aperto no peito ao ouvir uma melodia triste ou profundamente comovente, saiba que isso tem uma explicação científica.
De acordo com os pesquisadores, as reações físicas desencadeadas pela música – como arrepios, aceleração dos batimentos cardíacos ou até mesmo aquele frio na barriga – mudam conforme o estilo musical. Por exemplo, canções melancólicas podem impactar diretamente o coração e o estômago, enquanto sons mais agressivos esquentam nossa cabeça.
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
Por que o corpo reage aos ritmos musicais?
Para investigar essa ligação, uma equipe de especialistas reuniu 2.000 voluntários, divididos entre europeus, norte-americanos e chineses.
Durante o experimento, eles ouviram trechos de 72 músicas, divididas igualmente entre composições ocidentais e do Leste Asiático. As faixas, previamente categorizadas por outro grupo, pertenciam a seis estilos emocionais: alegres, tristes, assustadoras, ternas, agressivas e dançantes.
Os participantes tinham a tarefa de visualizar silhuetas de corpos humanos e marcar as áreas que, em sua opinião, eram ativadas por cada música.
O resultado? Sensações corporais completamente distintas de acordo com o estilo musical.
Enquanto as canções tristes ou ternas despertavam sensações na cabeça, no peito e no estômago, as músicas assustadoras e agressivas mexiam principalmente com a cabeça. Já os ritmos alegres e dançantes eram sentidos da cabeça até os pés.