Masturbação em excesso causa impotência? Descubra
O doutor Jairo Bouer tem uma coluna bem interessante dentro do portal UOl, na qual são abordados assuntos a respeito de sexualidade. Replicamos aqui um trecho de uma que mostra se masturbação pode estar ligada a infertilidade. Confira:
“Um internauta conta que está com problemas de ereção e quer saber se o fato de ser um masturbador compulsivo pode ser a causa. Ele diz que começou a se tocar muito cedo, com cerca de 10 anos de idade, e desde então não parou mais.
Segundo Jairo, masturbar-se com muita frequência e desde cedo não aumenta o risco de a pessoa desenvolver alguma disfunção sexual. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, garante. Provavelmente, diz o colunista, o atual problema de ereção se deve a alguma questão física ou emocional, que precisa ser investigado
- Estresse: 6 consequências que o transtorno pode causar à saúde
- 6 causas do baixo desejo sexual e como resolver
- Klara Castanho revela gravidez após estupro e fala da entrega do bebê à adoção
- Castração química: entenda a proposta que causa tanta polêmica
Outra pergunta sobre dificuldades sexuais vem de um internauta que sofreu um acidente que lhe afetou a bacia. Ele afirma que, desde que se recuperou, só consegue ter ereção e ejaculação quando se masturba. Para Jairo, se o processo ocorre normalmente quando ele está sozinho, provavelmente o emocional é que está afetando o desempenho sexual.
“De qualquer forma, é uma boa ideia conversar com o urologista. Talvez um remédio, uma ajuda temporária, possa melhorar a sensibilidade no pênis”, aconselha.