Desvendando o colesterol: entenda os impactos no seu corpo

Saiba como manter seu corpo saudável

18/10/2023 08:00

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo nosso organismo e muito importante para o desenvolvimento de funções vitais, como a produção de hormônios.

No entanto, apesar de sua importância, quando em excesso, pode trazer complicações. Vamos entender com a Catraca Livre mais sobre isso?

Desvendando o colesterol: entenda os impactos no seu corpo
Desvendando o colesterol: entenda os impactos no seu corpo - iSTock

Desvendando o colesterol: entenda os impactos no seu corpo

Dentro da nossa corrente sanguínea, existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido como ‘bom colesterol’, que tem como tarefa a retirada do excesso de colesterol ruim, chamado de LDL, do organismo.

Portanto, ter um alto nível de HDL no sangue é algo benéfico, o perigo reside no LDL quando está em excesso.

Por que o excesso de LDL é considerado ruim?

Quando os níveis de LDL ultrapassam o limite desejado, começam a se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura.

Esse acumulo é chamado de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

É possível identificar o colesterol alto?

Normalmente, o colesterol alto não apresenta sintomas óbvios, por isso, é considerado ‘silencioso’. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar o problema como: dor ou desconforto no peito, falta de ar, fadiga após esforço físico, dores nas pernas ao caminhar, inchaço nos pés e queda de pelos na perna.

Como controlar o colesterol alto?

Para controlar o colesterol ruim é fundamental adotar uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados.

Além disso, é recomendado o aumento do consumo de fibras solúveis, que absorvem o excesso de colesterol no intestino e o eliminam do corpo. A prática de exercícios físicos também é um aliado importante no controle do LDL.

Duas receitas de sucos também podem contribuir com a diminuição do colesterol: Laranja com berinjela e Suco de melancia. Ambas são ricas em antioxidantes e fibras, que auxiliam na eliminação do LDL e protegem nossas artérias.