‘Devil lips’: nova tendência de preenchimento pode trazer riscos

Técnica que altera o formato dos lábios tem preocupado dermatologistas do mundo todo que fazem alerta sobre os riscos

Por: Redação

O ácido hialurônico, produto usado para fins médicos e estéticos, tem sido empregado em um procedimento pra lá de contraditório. Chamado “devil lips” (lábios do diabo, em tradução livre), o método teria surgido na Rússia, onde tem até profissionais que se dizem especialistas na técnica.

O procedimento, no entanto, tem preocupado dermatologistas do mundo todo que veem a técnica como uma desfiguração desnecessária e perigosa.

fotos de mulheres com os lábios ondulados
Crédito: Reprodução/InstagramMédicos alertam sobre o perigo de mudar a anatomia dos lábios

De acordo com a dermatologista Cibele Tamietti Durães, quando o produto preenchedor é injetado de forma inadequada, pode entrar no vaso sanguíneo, entupi-lo e bloquear sua perfusão normal, o que pode causar uma necrose (morte) da região afetada.

O procedimento correto de preenchimento nos lábios, segundo a médica, deve ser feito respeitando o limite e o formato natural dos lábios, podendo melhorar seu contorno ou deixá-los mais volumosos. “É feito com agulhas ou cânulas  respeitando a anatomia e os vasos dos lábios e injetando gradativamente, com cautela, o ácido hialurônico para obter o resultado desejado”, explica.

Nas redes sociais, onde fotos da técnica “devil lips” tem se espalhado, vários profissionais já se manifestaram contrários, alegando que transformações bizarras como essa extrapolam o limite da ética e prestam um desserviço.

Riscos de preenchimento facial

Como qualquer outro procedimento estético, o preenchimento também apresenta riscos. O mais sério é a possibilidade de atingir artérias na aplicação ou colocar o produto dentro de alguma veia. Nesses casos, como já citado anteriormente, pode haver necrose (morte de tecidos).

A pessoa que opta por esse tipo de procedimento também pode ficar insatisfeita com o resultado, na maioria das vezes, isso está relacionado com a técnica utilizada pelo médico e a visão estética deturpada por parte do profissional.

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …