Hoje é dia do beijo e, se é que é necessário dar motivos para as pessoas quererem beijar mais, nós listamos alguns benefícios dele pra sua saúde.
“A boca tem o mesmo número de terminações nervosas que a glande do pênis e o clitóris e, por isso, também é um canal de prazer”, conta o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Junior ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Baseado em informações de Amaury, te damos 8 bons motivos- além do prazer- pra dar mais beijinhos:
1- Libera hormônios do prazer: O beijo libera os hormônios dopamina, epinefrina e ocitocina. "Respectivamente, esses hormônios atuam estimulando, gerando sensação de prazer e estabelecendo o vínculo entre o casal", explica Amaury.
- Getty Images
2- Aumenta a autoestima: O ato está também ligado ao poder de conquista e de sentir-se atraente para os outros.
- Getty Images
3- Melhora a circulação: A excitação provocada pelo beijo causa uma vasodilatação no corpo todo, além de acelerar a frequência cardíaca, o que aumenta a quantidade de sangue oferecida aos tecidos.
- Getty Images
4- Previne e ameniza rugas: Se dado com vontade, movimenta 29 músculos da língua e do rosto, funcionando como uma ginástica facial, além de gastar calorias.
- Getty Images/iStockphoto
5- Imunização: Um beijo promove a troca de cerca de 250 bactérias, mas isso pode ajudar a prevenir doenças. Mas é importante ter cuidado antes de sair distribuindo bitocas, pois o ato pode promover a transmissão alguns micro-organismos maléficos e causar doenças, como a mononucleose infecciosa.
- Getty Images/iStockphoto
6- Estimula os sentidos: Ele não envolve só o tato- toque dos lábios e corpo-, mas também o olfato e o paladar ao sentir o cheiro de gosto do outro(a). Além disso, a audição é ativada ao prestar a atenção nas respirações e a visão se você observar a reação do parceiro(a).
- Getty Images
7- Promove bem estar: A liberação de endorfinas dá sensação de bem estar. "A produção de endorfinas em nível saudável eleva a sensação de bom humor", explica o psicólogo e pesquisador Diego Henrique Viviane, do Instituto Paulista de Sexualidade, ao Minha Vida.
- Getty Images/iStockphoto
8- Ajuda a expressar as emoções: "Em conjunto com a capacidade de lidar com as emoções de maneira verbal e direta, o ato beijar pode ser responsável pela qualidade de qualquer relação humana", conta o psicólogo Diego.
- Getty Images
Política de Privacidade e Cookies
Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições: