Revelado o dia da semana em que infarto grave é mais comum
Veja qual dia da semana tem maior frequência de infarto grave, que ocorre quando uma artéria coronária é totalmente bloqueada
Uma pesquisa conduzida por médicos do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, na Irlanda, revelou que infartos graves são mais propensos a ocorrer em uma segunda-feira do que em qualquer outro dia da semana.
Esse fenômeno está provavelmente atribuído ao aumento do estresse relacionado à volta ao trabalho após o descanso do fim de semana.
Registros dos serviços de saúde da Irlanda indicam que o risco de um ataque cardíaco é 13% maior na segunda-feira, o primeiro dia útil da semana.
- 5 lugares românticos para viajar no Sudeste e surpreender quem você ama
- Comer ovo melhora a memória? Veja o que dizem os especialistas
- Conheça o safári mais sustentável e exclusivo da África do Sul
- Esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata, diz estudo
Os pesquisadores examinaram dados de 10.528 pacientes internados entre 2013 e 2018 em toda a ilha da Irlanda, incluindo a Irlanda do Norte.
Os pacientes em questão sofreram o tipo mais grave de ataque cardíaco, conhecido como infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI), que ocorre quando uma grande artéria coronária acaba completamente bloqueada. A análise revelou um pico de casos de STEMI principalmente nas segundas-feiras.
Por que a segunda-feira apresenta maior risco de infarto?
Estudos anteriores sugerem que alterações no ritmo circadiano — o ciclo natural de sono — podem estar relacionadas ao aumento dos infartos nas segundas-feiras.
O cardiologista Jack Laffan, que liderou a pesquisa no Belfast Health and Social Care Trust, explicou que “o mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames”.
Assim, a interrupção do ritmo circadiano ao retornar ao trabalho pode desencadear esses eventos cardíacos.
Papel do estresse no aumento dos infartos
O aumento do estresse ao retornar ao trabalho após o fim de semana é um fator crítico. Esse estresse eleva os níveis do hormônio cortisol, conhecido por estar associado a um maior risco de ataque cardíaco.
A necessidade de enfrentar as demandas e pressões do ambiente de trabalho, após um período de descanso, contribui para esse aumento do estresse.
Portanto, o estresse de voltar ao trabalho na segunda-feira parece ser um dos principais fatores que elevam a incidência de infartos graves nesse dia.