Diabetes: 7 sintomas menos conhecidos da doença

Sede excessiva, vontade frequente de urinar e fadiga são alguns dos sinais e sintomas de diabetes mais conhecidos. E os menos, você conhece?

Disfunção erétil, um dos sintomas menos conhecidos da diabetes, ocorre porque níveis elevados de açúcar no sangue a longo prazo podem causar distúrbios circulatórios – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Disfunção erétil, um dos sintomas menos conhecidos da diabetes, ocorre porque níveis elevados de açúcar no sangue a longo prazo podem causar distúrbios circulatórios – iStock/Getty Images

Sede excessiva, vontade frequente de urinar e fadiga são alguns dos sinais e sintomas de diabetes mais conhecidos pela literatura médica. Existem, no entanto, alguns sinais que podem passar despercebidos.

É importante lembrar, no entanto, que esses sintomas também podem estar relacionados a outras condições médicas, por isso a importância da opinião de um profissional de saúde para um diagnóstico adequado.

Confira abaixo alguns dos sinais menos conhecidos de diabetes:

Boca seca e alterações no paladar
A boca seca e a sensação de gosto alterado podem ser sinais de diabetes, pois a condição pode afetar as glândulas salivares e os nervos que controlam o paladar.

Aumento da frequência de infecções por fungos nas unhas
As pessoas com diabetes podem ser mais propensas a desenvolver infecções fúngicas nas unhas dos pés e das mãos.

Coceira na pele
A diabetes pode causar coceira na pele, especialmente em torno dos genitais ou áreas com dobras de pele. Isso ocorre devido à presença de altos níveis de glicose no sangue, que podem afetar os nervos e a circulação, levando a problemas de pele.

Visão embaçada
A diabetes pode causar visão turva ou visão embaçada. Isso ocorre devido às alterações nos níveis de açúcar no sangue que podem afetar a lente do olho.

Perda de peso inexplicável
Embora a diabetes tipo 2 esteja frequentemente associada ao ganho de peso, algumas pessoas podem experimentar perda de peso inexplicável antes do diagnóstico. Isso ocorre porque o corpo não consegue usar adequadamente a glicose como fonte de energia e começa a quebrar as reservas de gordura e músculo.

Mudanças no humor e na energia
Flutuações nos níveis de açúcar no sangue podem afetar o humor e os níveis de energia em casos de diabetes. A  pessoa pode sentir irritabilidade repentina, mal estar e indisposição.

Disfunção erétil
Outra consequência do diabetes mal controlado é a ocorrência de disfunção erétil nos homens. Isso ocorre porque níveis elevados de açúcar no sangue a longo prazo podem causar distúrbios circulatórios, fazendo com que o fluxo de sangue não flua normalmente para o pênis.

O que é diabetes?

O diabetes é uma condição médica séria que faz com que os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa fiquem muito altos.

Não se sabe exatamente o que causa o diabetes tipo 1, mas se sabe que há influencia genética. Já o tipo 2 está frequentemente associado ao excesso de peso ou inatividade.

Como é o diagnóstico para diabetes?

Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, é necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

Para ter certeza do resultado e assim começar o tratamento, o médico deve solicitar o teste oral de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica.

O exame é feito em diversas etapas, em que são coletadas amostras de sangue em um tempo determinado, geralmente de 30 em 30 minutos. Nos intervalos, o paciente deve ingerir um xarope de glicose. Os resultados são dispostos apresentados em um gráfico e permitem o diagnóstico preciso.