Diabetes: 7 sinais que se manifestam na pele
Conheça alguns sintomas na pele que podem aparecer em diabéticos e pré-diabéticos
Embora silencioso, o diabetes atinge entre 40% e 50% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E os primeiros sinais de diabetes, de acordo com os especialistas, podem aparecer na pele.
Conheça abaixo alguns sintomas que podem aparecer em diabéticos e pré-diabéticos. Ao primeiro sinal, consulte o médico:
Xantelasma
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
- Saiba como competir no Tier 2 de League of Legends em 2025
- Descubra o melhor método para remover agrotóxicos de frutas e verduras
- Nube oferece quase 10 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.000
Depósitos de gordura de coloração amarelada ao redor dos olhos, os xantelasmas são mais comumente no canto interno da pálpebra, que podem sinalizar níveis de açúcar no sangue descontrolados. A condição não causa dor e vai aumentando gradualmente.
A condição está frequentemente associada ao colesterol alto, que é caracterizado por níveis anormalmente altos de gordura no sangue.
Bolhas na pele
Essas bolhas se assemelham com as de uma queimadura são comuns em pessoas com diabetes. Surgem, sobretudo, em regiões como mãos, pé, pernas, braços e não são dolorosas.
Manchas amareladas, avermelhadas ou marrons
A condição geralmente começa como pequenas protuberâncias sólidas que se parecem com espinhas. Com a progressão dos sintomas, esses inchaços se transformam em manchas de pele inchada e dura. As manchas podem ser amarelas, avermelhadas ou marrons. Geralmente surgem na canela.
Infecções na pele
Infecções causadas por bactérias fúngicas são mais comuns em diabéticos. Se manifestam em forma de terçol, furuncúlos, foliculite, infecções ao redor das unhas, candidíase
Xantomas eruptivos
Prevalente nos joelhos, cotovelos, nádegas e tórax, os xantomas eruptivos são pequenas pápulas amareladas, avermelhadas ou alaranjadas, que aparecem principalmente nos joelhos, cotovelos, nádegas e tórax. Aparecem repentinamente e desaparecem quando o diabetes está bem controlado.
Pele extremamente seca e com coceira
A elevada presença de açúcar no sangue é responsável por causar a secura da pele. A condição está relacionada muitas vezes a alguma infecção ou má circulação, podendo também provocar coceira.
Dermopatia diabética
De acordo com um estudo publicado no British Journal of Medicine, quase 55% dos diabéticos têm essas manchas, caracterizadas por uma descoloração escuras na canela. Em alguns casos, com o tratamento correto, elas podem desaparecer.