Dicas indispensáveis para evitar doenças cardíacas, câncer e Alzheimer
Além da genética, longevidade está relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida
Um estudo realizado pela Associação Americana do Coração (American Hear Association) avaliou a saúde de 500 gêmeos para entender como dieta e estilo de vida sobrepõem a predisposição genética no desenvolvimento de uma série de doenças.
Os resultados revelaram que uma pessoa carrega cerca de 50% dos genes de cada um de seus pais. Ou seja, se um dos pais morre por conta de um ataque cardíaco, consequentemente você estará suscetível a ter problemas no coração.
Além disso, o experimento indica que, apesar da carga genética, mesmo entre gêmeos idênticos há diferentes perspectivas de longevidade. A razão para isso está completamente relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida.
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- Por que incluir o abacate na dieta para reduzir o colesterol
Assim sendo, mesmo que os seus pais faleçam por conta de alguma doença cardíaca, é possível ter um coração saudável. Isso porque, independentemente do histórico familiar, o que comemos pode causar um grande impacto muito mais significativo para a nossa saúde.
Veja alimentos e hábitos para evitar uma série de doenças:
Frutas
Qualquer pequena fruta comestível, incluindo uvas, passas, amoras, cerejas, framboesas e morangos. Uma porção por dia: uma porção equivale a 1/2 xícara de frutas frescas ou congeladas, ou ¼ de xícara de fruta seca.
Outras frutas, como maçãs, damascos, abacates, bananas, melão, tâmaras, figos, uva, kiwi, limões, limas, lichia, manga, nectarina, laranja, mamão, maracujá, pêssegos, peras, abacaxi, ameixas, romã, tangerinas, melancia. Três porções por dia: Uma porção é um copo de frutas cortadas ou uma fruta média; ou ainda 1/4 de xícara de frutas secas por dia.
Vegetais
Brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, couve, rabanete, agrião. Uma porção por dia: equivalente a ½ xícara picada ou ¼ de xícara de brócolis ou couve de Bruxelas.
Aspargos, beterraba, pimentão, cenoura, milho, alho, cogumelos, quiabo, cebola, abóbora, ervilhas, abóbora, batata doce, tomate. Duas porções por dia: uma porção é o mesmo que um copo de folhas; 1/2 xícara de vegetais crus ou cozidos; 1/2 xícara de suco de vegetais; ou ¼ de um copo de cogumelos secos.
Folhas verdes
Espinafre ou acelga. Duas porções por dia: uma porção é um copo de folhas cruas ou metade de um copo de verdura cozida.
Grãos
Feijão: feijão preto, feijão branco, feijão-fradinho, soja, feijão assado, grão de bico, ervilhas, lentilhas, tofu, homus. Três porções por dia: equivale a ¼ de xícara de tutu de feijão ou de homus; meia xícara de feijão cozido, ervilhas, lentilhas ou tofu; ou ainda um copo cheio de ervilhas frescas ou lentilhas.
Linhaça
Uma colher de sopa por dia.
Nozes
1/4 de um copo por dia, ou duas colheres de sopa de amendoim, amêndoa ou outro tipo de noz.
Especiarias
A cada dia você deve ter um quarto colher de chá de açafrão, além de quaisquer outras especiarias que você gosta.
Cereais integrais
Arroz, trigo sarraceno, quinoa, cereais, massas, pão). Três porções por dia: Isso é metade de um copo de arroz ou macarrão cozido; uma xícara de cereal; uma fatia de pão; metade de um pão.
Exercícios
De preferência 90 minutos diários de atividade física moderada, como caminhar.
Água
No mínimo cinco copos grandes (340ml) por dia