Dieta: especialistas afirmam que meditação é eficaz para ajudar a perder peso
Alimentar-se “inconscientemente” pode ser um perigo para a dieta. Isso acontece, por exemplo, quando estamos dirigindo e comendo biscoito ao mesmo tempo, ou quando assistimos a um filme e percebemos que a pipoca e todas as guloseimas que estavam na mesa foram devoradas em tempo recorde.
Comer sem realmente “pensar” no que estamos fazendo pode fazer com que nosso corpo ganhe dezenas de calorias extras. É essa a ideia por trás do livro The Mindful Diet (A Dieta Consciente, em tradução livre), desenvolvido por especialistas da Duke Integrative Medicine, dos Estados Unidos.
O livro sugere que se uma pessoa realmente precisa perder peso, ela deve construir novas associações no cérebro, e isso significa aprender a comer conscientemente.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
E tudo isso é feito através do poder da “atenção plena”: uma técnica que dá a chance de viver o momento presente e fazer um balanço das mensagens que o corpo está dizendo.
A técnica consiste em fazer exercícios de respiração diariamente, meditar por pelo menos cinco minutos ao dia e realizar as refeições mais lentamente, sem se preocupar com horários. Para quem tem dificuldade de se concentrar, o livro ainda aconselha a pessoa a usar o garfo com a mão não dominante ou usar pauzinhos ao invés de talheres.
“Faça o que for preciso para comer mais lentamente. O corpo não libera o hormônio que sinaliza que você está satisfeito até 10 minutos depois de começar a refeição, então isso vai ajudá-lo a perceber se você já comeu o necessário”, explica o livro.
Leia a matéria na íntegra (em inglês) aqui.