Dieta inadequada é responsável por 70% dos casos de diabetes tipo 2
Hábitos alimentares impróprios estão por trás de 70% dos casos de diabetes tipo 2, conforme estudo publicado na revista Nature

Estudo recente revela que um padrão alimentar pouco saudável contribui para o aumento da incidência de diabetes tipo 2, afetando milhões de pessoas no mundo.
Principais fatores alimentares responsáveis pela diabetes tipo 2
Pesquisas publicadas na revista Nature destacam que 70% dos casos de diabetes tipo 2 estão diretamente relacionados a hábitos alimentares inadequados. De acordo com o estudo norte-americano, três fatores dietéticos são os principais vilões na contribuição para o aumento global da doença: o consumo insuficiente de grãos integrais, a ingestão excessiva de arroz e trigo refinados, e o consumo em excesso de carnes processadas.
Embora o consumo elevado de sucos de frutas e a baixa ingestão de vegetais, nozes ou sementes sem amido também desempenhem algum papel, o impacto é considerado menor comparado aos três primeiros fatores.
- Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- Como o seu estilo de vida pode estar elevando sua pressão aos 30 anos?
- Algo simples e que qualquer pessoa consegue fazer pode aliviar sintomas da depressão e ansiedade
- Paranapiacaba recebe Festival do Cambuci em todos os finais de semana de abril
Impactos no perfil dos afetados e as novas descobertas
Os dados revelaram que os jovens homens, especialmente aqueles residentes em áreas urbanas, são os mais afetados pelo aumento dos casos de diabetes tipo 2. Este dado surpreendeu os pesquisadores, já que anteriormente se estimava que a alimentação fosse responsável por cerca de 40% dos casos.
A diferença nos números pode ser explicada pela consideração de novos dados alimentares, como a análise do consumo de grãos refinados, que tem se mostrado uma das principais causas da doença.
A importância do estudo para políticas públicas de saúde
Este estudo destaca a necessidade urgente de repensar as políticas de saúde pública no combate à diabetes. Com a evidência de que a alimentação está diretamente ligada ao aumento de casos da doença, ele serve como um alerta para a promoção de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, rica em grãos integrais e com consumo moderado de carnes processadas.
Tais medidas podem ser determinantes na redução da incidência do diabetes tipo 2 e na promoção de uma melhor qualidade de vida para a população.
Tudo sobre o diabetes: entenda os cuidados essenciais
O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo. Seu controle envolve alimentação balanceada, prática de exercícios e monitoramento constante dos níveis de glicose. Conheça as causas, tipos e tratamentos para manter a qualidade de vida e prevenir complicações. Clique aqui para saber mais.