Dieta surpreendente corta ondas de calor da menopausa em até 96%

Estudo mostra que uma dieta vegana com soja reduz ondas de calor da menopausa em até 96%. Descubra como o intestino pode ser seu aliado nessa fase

29/06/2025 04:33

Soja e alimentos vegetais podem ser a chave para noites mais tranquilas e dias sem calorões.
Soja e alimentos vegetais podem ser a chave para noites mais tranquilas e dias sem calorões. - pepifoto/istock

Um estudo inovador revela que alterações na alimentação podem transformar a experiência da menopausa para milhões de mulheres. Segundo os pesquisadores, uma dieta vegana com baixo teor de gordura, enriquecida com soja, pode reduzir significativamente os episódios de calor excessivo, característicos dessa fase.

Alimentos que transformam o corpo na menopausa

A pesquisa foi conduzida pelo Comitê de Médicos para Medicina Responsável, com 84 mulheres na pós-menopausa. Divididas em dois grupos, apenas aquelas que adotaram a dieta vegana — com ênfase no consumo diário de meia xícara de soja cozida — relataram alívio notável: uma redução de 96% nas ondas de calor moderadas e graves.

Além da melhora dos sintomas, essas mulheres também perderam em média 2 kg durante as 12 semanas de estudo. Os pesquisadores sugerem que o alívio ocorre porque a alimentação à base de vegetais modifica o microbioma intestinal, influenciando positivamente a regulação hormonal.

Intestino, inflamação e estrogênio: a tríade da transformação

A análise de amostras fecais de um subgrupo mostrou alterações em bactérias associadas à inflamação, como Prevotella corporis e Porphyromonas, cuja redução está ligada à diminuição das ondas de calor intensas durante o dia. Já a diminuição da bactéria Clostridium asparagiforme foi associada à redução dos episódios noturnos.

Essas descobertas reforçam que o intestino tem papel fundamental na resposta do organismo durante a menopausa, impactando os níveis de estrogênio e a inflamação sistêmica. Para a pesquisadora Hana Kahleova, “mulheres que desejam reduzir os sintomas da menopausa devem alimentar suas bactérias intestinais com frutas, vegetais, grãos e leguminosas”.

 

Menopausa chega aos 48 anos para brasileiras, revela estudo

Brasileiras entram na menopausa por volta dos 48 anos, segundo levantamento recente. Os sintomas mais comuns incluem ondas de calor, insônia, alterações de humor e queda da libido. Especialistas recomendam acompanhamento médico para melhorar a qualidade de vida durante essa fase natural do envelhecimento feminino.

 

Menopausa chega aos 48 anos para brasileiras

Brasileiras entram na menopausa por volta dos 48 anos, segundo levantamento recente. Os sintomas mais comuns incluem ondas de calor, insônia, alterações de humor e queda da libido. Especialistas recomendam acompanhamento médico para melhorar a qualidade de vida durante essa fase natural do envelhecimento feminino. Clique aqui para saber mais.