Dificuldade de receber elogios prejudica a autoestima
Mudança de comportamento exige treino e auto-observação
Você já parou para analisar como se comporta quando alguém destaca uma ou mais qualidades suas? Depois de ler o livro “O ano que disse Sim” da Shonda Rhimes, no qual ela relata a dificuldade de receber um elogio e só dizer “obrigada”, percebi que tinha o mesmo problema.
Logo após alguém me elogiar, eu encontrava uma maneira de dar uma resposta que diminuísse o valor do elogio que tinha recebido. Tinha uma sensação de que era errado simplesmente agradecer.
Obrigado(a)!
Comece percebendo como se sente após receber o elogio, se já responde automaticamente justificando ou anulando o que te falaram. Depois, passe a praticar sua resposta. Eu proponho que, ao receber um elogio, você fale apenas “obrigado(a)!”. Ponto e mais nada. Isto exige treino e auto-observação para mudar algo que já é automático, mas precisamos parar de justificar as nossas qualidades.
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Gaslighting: psicóloga de Harvard ensina como responder a um manipulador emocional
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Frases mais comuns de gaslighting, segundo psicóloga de Harvard
Devemos nos policiar por se tratar de uma atitude que não será alterada tão rapidamente por já estarmos acostumados a tomá-la. Além disso, é necessário se atentar quando outra pessoa tem o comportamento, como a olhamos pois, dessa forma, começaremos a nos transformar de dentro para fora. Vamos praticar?
Continue lendo aqui e entenda o que acontece no universo feminino que gera essa dificuldade
Texto produzido por Natália Torchio e publicado no Personare.