Saiba como diminuir a ansiedade à noite em 5 dicas

Texto escrito pela psicóloga Paula Guimarães e publicado no Superela

Em parceria com Superela
11/04/2018 15:44 / Atualizado em 05/05/2020 10:14

Você já sentiu ansiedade à noite e ficou angustiada sem conseguir dormir? Então esse texto é pra você.

Ansiedade
Ansiedade

A ansiedade é um sintoma comum a todas as pessoas, em excesso pode virar um quadro psiquiátrico, por isso é considerada o mal do século. Chamada de várias formas como preocupação, angústia, nervosismo, agitação, inquietação, entre outros nomes, é uma reação do organismo em resposta á um medo excessivo de que algo aconteça.

O ansioso fica tão focado em um possível desastre futuro que acaba provocando um sofrimento desnecessário por algo, que na maioria das vezes, nem acontece.

Quando o indivíduo deixa de realizar suas atividades rotineiras ou se prejudica devido a este estado, deve procurar ajuda psicológica.

Não sendo um quadro patológico, em geral, as pessoas sofrem mais desse mal à noite, quando não há muitas tarefas e sobra tempo para pensar e remoer situações ansiogênicas. É neste período que surgem as maiores queixas de uma sensação de inquietação mental.

A ansiedade colocada em prática aparece através do comportamento, ou melhor, da compulsão. O comportamento compulsivo gera respostas e atitudes precipitadas, excessos na alimentação ou ingestão alcoólica ou até mesmo, no uso de cigarros, medicações e drogas ilícitas como forma de enfrentar e se anestesiar desse sentimento.

Se você é daquelas pessoas que se sente angustiada à noite, deve colocar em ação as cinco dicas que podem te ajudar a enfrentar este momento sem precisar recorrer a recursos que irão te causar ainda mais sofrimento e consequências ruins como: vícios, ganho de peso, brigas desnecessárias, compras online, entre outras atitudes nocivas na tentativa de aliviar algo que está dentro de você.

Dicas para diminuir a ansiedade à noite:

1. Não tente resolver seus problemas a noite

Independente da situação que estiver vivendo, nada mudará enquanto você dorme, descanse, durma bem e no dia seguinte pense as alternativas e coloque em ação. Os problemas do dia são para serem resolvidos de dia.

2. Interaja com a pessoa que você ama

Veja mais dicas aqui: Como diminuir a ansiedade à noite em 5 dicas

Leia também: