“Doe seu talento”: preciamos falar sobre doação de órgãos

O que você faria se pudesse ter os pulmões do jogador Zé Roberto, que defendeu a seleção brasileira de 1995 até 2007? Ou então os olhos do fotógrafo Sebastião Salgado? Pois saiba que alguém um dia pode tê-los. Isso porque ambos são doadores de órgãos.

De acordo com a Santa Casa de Porto Alegre, uma das maiores dificuldades quando se trata de doação de órgãos é que, muitas vezes, os doadores não informam a suas famílias. Por isso, a campanha “Doe seu talento” quer encoarajar as pessoas a se declararem doadores de órgãos, assim como os famosos que participam da campanha.

Além da participação de Zé Roberto, que é doador de pulmão, e Sebastião Salgado, doador de córneas, a campanha ainda conta com o cineasta Fernando Meirelles, também doador de córneas, e Luís Fernando Veríssimo, doador de coração.

 
 

De acordo com Diego Wortmann, diretor criativo da J. Walter Thompson, criadora da campanha, eles queriam sair do lugar comum. Foi assim que surgiu o conceito de doadores de talento. “Afinal, o talento, assim com os órgãos, é algo que e mantem vivo após a morte”, completou.

A campanha conta com material impresso e filmes que serão veiculados na TV a cabo e cinemas de todo o país. Ainda há um site que permite que os visitantes mandem, uma mensagem para seus parentes e amigos informando que eles desejam realizar doação de órgãos.

Veja os vídeos em Addictable.