Doença cardíaca pode ser percebida por sintoma matinal
Entenda por que ritmo cardíaco anormal pode estar associado a doenças
Dor no peito ou falta de ar são alguns sinais bastante comuns relacionados a doenças cardíacas. Uma nova pesquisa, no entanto, revela um sinal de alerta que ocorre com maior frequência no período da manhã: o surgimento de arritmias cardíacas, principalmente após acordar.
Caracterizada por um ritmo cardíaco anormal, a arritmia pode ser percebida quando o seu coração bate muito rápido, muito lento ou irregularmente.
Além do sintoma matinal, doença cardíaca pode se manifestar por:
- Palpitações (uma sensação de batida ou vibração no peito)
- Tontura
- Sensação de desmaio
- Falta de ar
- Desconforto no peito
- Cansaço
A arritmia pode “atacar” a qualquer momento e desencadear emergências médicas mortais, como parada cardíaca.
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
O que pode causar arritmia?
Doenças cardíacas, tais como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia, estão entre as principais causas.
Além disso, fatores de estilo de vida desempenham um papel significativo. Por exemplo, o tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de drogas ilícitas podem desencadear arritmias.
Da mesma forma, o consumo excessivo de cafeína e o estresse emocional também podem contribuir para o surgimento dessas irregularidades cardíacas.
Adicionalmente, condições médicas como hipertensão arterial, diabetes e distúrbios da tireoide também podem ser responsáveis por desencadear o problema.
É importante destacar que certos medicamentos, como antiarrítmicos, beta-bloqueadores e antidepressivos, podem ter como efeito colateral o surgimento de arritmias.
Outros motivos como estimulação elétrica externa, exposição a choques elétricos durante acidentes, lesões ou mesmo base genética, também podem contribuir para o surgimento dessas irregularidades cardíacas.
Ou seja, uma variedade de fatores, desde condições de saúde até estilo de vida e predisposição genética, está diretamente associada ao surgimento arritmias cardíacas.