O que se sabe sobre doença desconhecida que já matou ao menos 143 pessoas no Congo

OMS e Ministério da Saúde do Congo trabalham em parceria para buscar respostas sobre a epidemia

03/12/2024 16:00

Doença relatada em área rural do Congo afeta principalmente mulheres e crianças, segundo relatório divulgado recentemente – NewAfrica/Depositphotos
Doença relatada em área rural do Congo afeta principalmente mulheres e crianças, segundo relatório divulgado recentemente – NewAfrica/Depositphotos

Autoridades congolesas confirmaram que uma misteriosa doença causou a morte de 143 pessoas em uma província do sudoeste do país.

A enfermidade, que tem sintomas semelhantes ao de uma gripe, como febre intensa e fortes dores de cabeça, foi confirmada por Remy Saki, vice-governador de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro da saúde local, em declaração anunciada na última segunda-feira, 2.

Segundo informações da imprensa local, devido à falta de cuidados médicos adequados, muitas das vítimas faleceram em suas próprias casas, gerando grande preocupação entre as autoridades de saúde pública locais.

Dados epidemiológicos levantados pelo governo indicam que mulheres e crianças são os grupos mais vulneráveis à enfermidade.

Doença no Congo: O que dizem as autoridades? 

Em resposta à crise, uma equipe médica foi enviada à região de Panzi, epicentro dos casos relatados, para realizar a coleta de amostras e investigar a origem da patologia.

Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil na região, expressou sua profunda apreensão, afirmando que o número de contaminados continua a crescer. “Panzi é uma área rural, e a escassez de medicamentos é um problema crítico”, observou Manzanza.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada sobre o surto na semana passada e, por meio de seu porta-voz, anunciou nesta terça-feira, 3, que está colaborando com o Ministério da Saúde Pública do Congo para intensificar a investigação e entender melhor a natureza da doença.