Doença que contagiou Sandy mata cerca de 600 mil crianças por ano
A cantora não compareceu à passagem de som do show de São Paulo pelo mal estar dos sintomas da doença viral
A doença que contagiou Sandy, na reta final da turnê “Nossa História”, mata cerca de 600 mil crianças por ano. A cantora deu um susto em muitos fãs ao não comparecer na passagem de som do show que aconteceu, em São Paulo, no último domingo.
Junior justificou a ausência inesperada da irmã durante a preparação do show, no sábado. Ele contou que Sandy estava com febre, dor de cabeça intensa, desidratação e bastante debilitada, tendo de virar a madrugada tomando soro.
Segundo Junior, Sandy estava com suspeita de contágio por rotavírus, doença viral que mata cerca de 600 mil crianças por ano em todo mundo.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Como a bronquiolite afeta a saúde e a morte de crianças de até 1 ano
- Prevenção da bronquiolite pode reduzir morte de crianças até 1 ano
- O que é a toxoplasmose e saiba como evitá-la
“Vocês já devem estar sabendo a essa altura… Mas minha irmã não está bem de saúde hoje. Desde ontem começou a se sentir muito mal, está com suspeita de rotavírus, que é uma parada bem hardcore. Ela já estava bem mal ontem, a gente mal conseguia conversar com ela. Ela ficou bem debilitada”, disse o cantor no palco.
Sandy falou sobre o mal-estar em sua conta no Instagram e agradeceu o apoio dos fãs, ao que chamou de “mar de amor”. “É o que me manteve de pé ontem e está me mantendo de pé hoje”, declarou.
Rotavírus
Rotavírus é uma infecção que causa gastrenterite aguda. Uma enfermidade que provoca diarreias graves – sendo uma das principais causas de morte de crianças menores de cinco anos. Além da disenteria, a doença tem como sintomas: Vômitos; Febre; mal-estar; Coriza; às vezes, tosse; Desidratação, nos quadros graves.
A infecção por Rotavírus pode ocorrer em qualquer idade. Nos adultos, os sintomas podem ser mais leves.
O Rotavírus é transmitido por via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados. Medidas de saneamento básico são fundamentais para prevenir a transmissão do vírus.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico clínico de Rotavírus pode ser confirmado por um exame laboratorial específico para pesquisar a existência do vírus nas fezes do doente.
Não existem medicamentos específicos para combater a infecção por Rotavírus. O fundamental é manter a criança hidratada, repondo constantemente o líquido perdido nos vômitos e nas evacuações. Os quadros graves exigem internação hospitalar.