Doença que mais mata mulheres no mundo chama a atenção da medicina

Uma a cada três mulheres morrem por doenças cardiovasculares, de acordo com pesquisas sobre o tema

08/10/2023 22:30

Doença cardiovascular é a que mais mata mulheres a de óbito no Brasil e no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – iStock/Getty Images
Doença cardiovascular é a que mais mata mulheres a de óbito no Brasil e no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Doenças cardíacas e derrames são duas das condições que mais matam mulheres em todo o mundo. Diante desse cenário, médicos cardiologistas da Sociedade Europeia de Cardiologia emitiram um alerta global às mulheres, pedindo que elas conheçam seus valores de pressão arterial.

Pesquisas recentes mostram que a pressão alta é o principal fator de risco associado dessas doenças. Por isso, especialistas reforçam a necessidade de do tratamento preventivo de pressão alta na meia-idade, visando evitar consequências como falta de ar e fadiga à medida que envelhecem.

Além disso, cardiologistas da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) destacaram que o risco de doença cardíaca aumenta em níveis mais baixos de pressão arterial para as mulheres, em comparação com os homens.

Como saber se minha pressão está alta?

A melhor forma de saber se sua pressão está alta por meio da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) uma vez que, em muitos casos, os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito.

É necessário entender, no entanto, que a pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa em dois números, como 120/80. O primeiro número é a pressão sistólica, que indica a pressão quando o coração está batendo. O segundo número é a pressão diastólica, que indica a pressão quando o coração está em repouso.

Assim, qualquer valor acima do normal (≥ 140 por 90 mmHg – popularmente fala-se 14×9) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões, aumentando o risco de AVC, infarto e insuficiência renal.

Valores muito elevados (acima de 18×11) exigem uma atenção imediata para controle. Além disso, se você tem pressão arterial elevada e apresenta sintomas como dor no peito, falta de ar ou confusão, deve procurar atendimento médico imediatamente.