Doença rara faz irmãos parecerem idosos
Os indianos Keshav Kumar, de 1 ano de idade, e Anjali Kumari, de 7 anos, têm uma doença que se caracteriza pelo envelhecimento rápido da criança. Os irmãos têm olheiras, pele enrugada e rostos inchados, além de sentirem constantes dores nas articulações.
Seus médicos diagnosticaram o caso como Progeria, também conhecida com síndrome de Hutchinson-Gilford, e afirmaram que a doença é incurável. Uma história semelhante foi retratada no filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, interpretado pelo ator norte-americano Brad Pitt.
Em entrevista ao site britânico ‘Daily Mail’, Anjali afirma que se incomoda com os comentários de outras pessoas e que sabe que é diferente das outras meninas de sua idade. “Eu tenho o rosto diferente, o corpo diferente, tudo diferente”, comenta.
Os irmãos vivem em Ranchi, no leste da Índia, com seus pais e sua irmã mais velha, de 11 anos de idade, que não tem a doença.
O pai, Shatrughan, trabalha em uma lavanderia onde recebe menos de R$ 300 por mês e sua família não tem condições de pagar um tratamento mais moderno para as crianças.
Segundo o ‘Daily Mail’, a doença afeta, em média, uma criança a cada 4 milhões de nascimentos. Médicos afirmam que crianças com essa condição agressivamente progressiva raramente vivem além dos 13 anos. Pouco mais de 130 casos foram reportados na literatura científica desde a descrição da doença, em 1886.