Aumentam os casos de doenças de pele

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou um aumento significativo no número de atendimentos por doenças de pele no primeiro trimestre de 2023

09/07/2023 18:59

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) divulgou um aviso sobre o aumento de casos de doenças de pele do tecido subcutâneo nos primeiros três meses deste ano. Os números foram divulgados por meio do Portal do Governo.

Comparado ao mesmo período em 2022, houve um crescimento de 48,8% nos procedimentos clínicos realizados nos ambulatórios da rede estadual, totalizando 34.808 atendimentos em 2023 em comparação aos 23.383 registrados no ano anterior. As internações também aumentaram em 23,3%, passando de 5.927 para 7.309.

Aumenta os casos de doenças de pele
Aumenta os casos de doenças de pele - chokja/istock

O ano passado já havia apresentado um aumento no número de atendimentos por doenças de pele em relação a 2021. Em 2022, foram realizados um total de 146.338 procedimentos nas unidades de saúde estaduais, enquanto no ano anterior foram registrados 112.636.

Durante os meses mais frios do ano, que geralmente correspondem a junho, julho e agosto, também houve um crescimento de 2021 para 2022. No ano passado, foram registradas 7.936 internações e 30.704 atendimentos ambulatoriais, em comparação com 5.563 internações e 24.138 atendimentos em 2021.

A Secretaria de Saúde alerta para os perigos do tempo frio e seco para a pele, que podem resultar em ressecamento, coceiras, eczemas, vermelhidão e descamação.

Médicos dermatologistas destacam que, na maioria dos casos, cuidados diários simples podem prevenir situações mais graves de irritação e inflamação.

Doenças crônicas de pele, como psoríase e dermatite atópica, podem ser agravadas pelo frio, tornando a condição mais desconfortável para as pessoas afetadas. Doenças eczematosas são particularmente intensificadas pelo tempo seco, afetando principalmente as pessoas que já possuem pele seca.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou um aumento significativo no número de atendimentos por doenças de pele no primeiro trimestre de 2023
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou um aumento significativo no número de atendimentos por doenças de pele no primeiro trimestre de 2023 - iStock/@kali9

Para enfrentar os meses mais frios, é recomendado o uso de sabonetes à base de glicerina ou hidratantes, evitar o uso de buchas de banho e, principalmente, adquirir o hábito de hidratar a pele após o banho, especialmente nas áreas mais secas do corpo, que geralmente são as extremidades. O uso regular de hidratantes, preferencialmente após o banho noturno, pode ajudar a aliviar os desconfortos causados pelo tempo frio.

Para aqueles que sofrem com coceiras intensas causadas pelo ressecamento acentuado da pele, é recomendável buscar o acompanhamento de um médico especialista para determinar se o problema é apenas resultado do frio potencializando o ressecamento ou se há uma doença de pele associada ou outro fator agravante além das condições climáticas.

*Com informações do Portal do Governo.