Dois suplementos aumentam risco de câncer de próstata
Pesquisa observou eventual risco de câncer associado ao consumo de suplementos; entenda os motivos
No mundo dos dias atuais, o consumo de suplementos faz parte da rotina de milhões de pessoas que tentam preencher as lacunas de uma vida sedentária e de hábitos nocivos.
Apesar de os suplementos estarem associados a uma série de benefícios, certos produtos podem causar mais mal do que bem quando tomados em grandes quantidades. É o que mostra estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute ao descobrir que a vitamina E e o selênio podem aumentar o risco de câncer.
Suplementos: Benefícios x riscos associados ao câncer
Geralmente, a vitamina E ajuda está vinculada à manutenção da saúde da pele e dos olhos, além de aumentar a imunidade, enquanto o selênio oferece fortes propriedades antioxidantes.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Para entender eventuais efeitos adversos do consumo de suplementos, a pesquisa, que avaliou mais de 35.000 homens divididos em quatro grupos, descobriu que as formas de suplemento desses dois nutrientes são arriscadas.
A pesquisa sugeriu que a vitamina E aumentou o risco de câncer de próstata de baixo e alto grau em homens com níveis mais baixos de selênio em 63% e 46%, respectivamente. Além disso, o selênio foi associado a um risco 91% maior de câncer de alto grau em homens com níveis mais altos desse nutriente. Após essas descobertas, o estudo teve que ser interrompido.
A pesquisa concluiu que os homens devem evitar tomar suplementos de vitamina E e selênio em doses que excedam a ingestão recomendada.
De acordo com os autores, esses suplementos são populares – especialmente a vitamina E – e até agora nenhum estudo grande mostrou quaisquer benefícios na prevenção de qualquer doença crônica importante.
A equipe de cientistas recomendou que os homens parem de usar esses suplementos para evitar riscos desnecessários.