Doria anuncia fim da obrigatoriedade de máscaras contra covid em SP

Fim da obrigatoriedade agora vale tanto para ambientes abertos quanto fechados

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 17,  o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra covid-19 em ambientes tanto abertos, quanto fechados. O decreto foi publicado em edição extra e tem efeito imediato.

Doria anuncia fim da obrigatoriedade de máscaras contra covid em SP
Créditos: Reprodução/Governo de São Paulo
Doria anuncia fim da obrigatoriedade de máscaras contra covid em SP

A nova medida, porém, ainda exige uso de máscaras no transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.

“Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”.

O governador João Doria informou que a decisão foi tomada após nota técnica do Comitê Científico demonstrar uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada no último dia 9.

Segundo o governo paulista, os especialistas do comitê levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu o patamar de 90% do público-alvo, ou seja, acima de 5 anos. A meta percentual é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS).

A análise observou que, após 14 dias do feriado de carnaval, houve manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando queda na transmissão. O governo aponta que, pela sexta semana seguida, foi registrada queda de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria.