EM ALTA

É isso que acontece quando você arranca pelos do nariz, alerta especialista

Conheça os riscos de arrancar pelos do nariz e veja alternativas seguras para cuidar dessa região delicada

Como remover os pelos do nariz de forma segura?
Créditos: Andrii Atanov/istock
Como remover os pelos do nariz de forma segura?

A prática de arrancar ou depilar os pelos do nariz pode parecer inofensiva. No entanto, médicos alertam que essa ação pode ter consequências graves para a saúde nasal.

Os métodos populares de depilação, como pinça ou cera, não apenas podem resultar em pelos encravados dolorosos como também aumentam o risco de infecções e irritações.

Isso porque os pelos do nariz têm um papel crucial na proteção da saúde das vias respiratórias. Eles atuam como uma barreira natural contra irritantes como pólen, poeira e outros alérgenos, impedindo que essas partículas alcancem a garganta e os pulmões.

Além disso, quando um inseto, por exemplo, toca um pelo nasal, um reflexo de espirro é provocado, o que ajuda a eliminar substâncias prejudiciais antes que possam penetrar mais profundamente nas vias aéreas.

Riscos de depilar o nariz

Arrancar ou depilar os pelos do nariz pode levar à ruptura da barreira protetora da pele, criando aberturas para que as bactérias penetrem nos tecidos internos.

O processo aumenta a chance de infecções, como a vestibulite nasal, causada pela bactéria Staphylococcus, que resulta em vermelhidão, inchaço, dor e até furúnculos na região nasal.

Fora isso, os pelos encravados são frequentes após a depilação, ocorrendo quando o novo pelo não consegue romper a pele após ser arrancado, causando desconforto e irritação.

“Nunca tire os pelos do nariz. Os pelos do nariz existem para prevenir infecções e bactérias. Além disso, é doloroso. Se você está preocupado com o crescimento de pelos além das narinas, pode aparar com uma tesoura”, afirmou Fides Baldesberger, diretor executivo da Rubis Tweezers, ao The Sun.

Afinal, como se livrar dos pelos do nariz?

Em vez de arrancar os pelos do nariz, especialistas recomendam alternativas mais seguras e menos prejudiciais:

  • Aparar com tesoura: use uma tesoura de sobrancelhas limpas para remoção de pelos faciais e apare os pelos do nariz com cuidado. Isso ajuda a manter o comprimento sob controle sem romper a pele. Atenção: não utilize qualquer tesoura disponível na sua casa.
  • Aparador de nariz: utilize aparadores de nariz, projetados para cortar os pelos de maneira segura e precisa. Esses aparelhos são projetados para alcançar os pelos do nariz e outras áreas delicadas.
  • Higiene adequada: mantenha uma rotina de higiene nasal adequada para evitar o acúmulo de bactérias e prevenir infecções. Use soro fisiológico para manter a mucosa nasal úmida e limpa.
  • Consulte um profissional: se você estiver enfrentando problemas com pelos nasais, consulte um otorrinolaringologista ou um dermatologista para orientações específicas e cuidados adequados.