É por isso que você não deve mexer no celular enquanto usa o banheiro
Estudo analisou os hábitos de 100 pacientes, com idades entre 16 e 65 anos, e relacionou o uso do celular no banheiro com essa doença
O uso do celular no banheiro é uma prática bastante comum nos dias de hoje. Um momento que deveria ser de privacidade, acabou se tornando uma oportunidade para verificar as redes sociais ou responder mensagens pendentes.
No entanto, especialistas alertam que essa prática simples e bastante comum pode trazer sérios riscos à saúde, como o desenvolvimento de hemorroidas.
O que são hemorroidas?
Para entender melhor esses riscos, é essencial entender o que são hemorroidas. Muito mais do que apenas inflamações dolorosas que ocorrem nos vasos sanguíneos ao redor do ânus e reto, elas também podem causar coceira, sangramento e desconforto durante a evacuação.
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- 12 sinais de pressão alta que as pessoas não costumam notar
- Estes 10 alimentos ajudam a piorar hemorroidas
- Você pode estar com gordura no fígado e nem saber! Veja como identificar a tempo de cuidar
Hemorroidas são dilatações ou inflamações das veias do reto e ânus que podem ser internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus, ou externas, quando são visíveis na borda do ânus.
A condição pode variar de pequeno sangramento durante a evacuação, até o grave prolapso retal onde o intestino é empurrado para fora do ânus.
Como o uso do celular no banheiro pode causar hemorroidas?
Ficar muitos minutos sentado no vaso sanitário por causa do celular pode aumentar o risco de hemorroidas. Isso ocorre porque o formato do assento do vaso sanitário exerce pressão nos tecidos do reto e ânus, que pode levar ao inchaço das veias.
O uso prolongado do celular no banheiro pode causar tensão adicional nesses tecidos e levar ao desenvolvimento dessas inflamações dolorosas.
Um estudo, publicado na National Library of Medicine e realizado pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, analisou os hábitos de 100 pacientes com e sem hemorroidas, com idades entre 16 e 65 anos, durante um período de sete meses.
Nos resultados, os cientistas encontraram uma correlação entre o uso do celular no banheiro e o desenvolvimento de hemorroidas. Eles descobriram que as pessoas que costumam usar o celular no banheiro tendem a passar mais tempo sentadas no vaso sanitário, mesmo quando não é necessário, o que pode aumentar o inchaço das veias e levar ao surgimento de hemorroidas.
Como evitar o desenvolvimento de hemorroidas?
Algumas dicas simples podem ser seguidas para minimizar o risco de desenvolver hemorroidas, como:
- Limite o tempo: evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Recomenda-se limitar a permanência a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais.
- Evite usar o celular: além dos riscos de hemorroidas, usar o telefone no banheiro é anti-higiênico e pode expor o aparelho a bactérias e germes. Evite levá-lo ao banheiro para reduzir o risco de contaminação.
- Tratamento adequado: caso apresente sintomas de hemorroidas, procure um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado.
Sintomas da hemorroidas
Conforme o Ministério da Saúde, os sintomas de hemorroidas incluem:
- coceira provocada por inchaço das veias;
- sangramento resultante do rompimento das veias anais;
- dor ou ardor durante ou após a evacuação;
- saliência palpável no ânus.
Outros fatores de risco
Outros fatores de risco podem aumentar a probabilidade de desenvolver hemorroidas, como:
- constipação crônica e esforço excessivo durante a evacuação;
- gravidez;
- obesidade;
- sedentarismo;
- dieta pobre em fibras;
- casos de hemorroidas na família também podem indicar predisposição para desenvolver a doença.