É pouco provável que menstruação escura tenha relação com doenças

Um sangramento de coloração mais escura muitas vezes preocupa a mulher. É o que afirma a ginecologista Bárbara Murayama, em seu texto, publicado no site Minha Vida.

Bárbara explica que a cor do fluxo, quando é mais escura (mais marrom do que vermelha), na maioria das vezes é normal. E isso está relacionado à quantidade de sangue (e velocidade) que ele sai do útero.

Eziutka/ istock
Créditos: Getty Images/iStockphoto

Abaixo, mais considerações da especialista sobre o assunto

Isso é comum no começo do fluxo menstrual de cada mês e no final. Algumas mulheres que usam anticoncepcionais e passam a sangrar em menor quantidade por efeito do hormônio podem menstruar apenas poucos dias com sangue mais escuro. Isso não é problema.

Agora acho que vale a pena falarmos um pouco do que consideramos sangramento uterino anormal, porque é uma queixa ginecológica comum, corresponde a um terço das consultas a ginecologistas. Pode ser causada por uma ampla variedade de doenças ou relacionada com o uso de medicamentos. As causas mais comuns em mulheres não grávidas são problemas do útero (por exemplo, miomas, pólipos endometriais, adenomiose), além de questões hormonais como a anovulação, distúrbios da coagulação do sangue, ou até câncer. Leia o texto completa clicando neste link.