Em tempos de fake news, Duv-idoso esclarece dúvidas de saúde da terceira idade
Projeto formado por médicos, nutricionistas e enfermeiros joga luz a temas como saúde, alimentação e COVID-19
Em um mundo cada vez mais conectado, a informação se tornou uma grande aliada na busca por um estilo de vida mais saudável.
Como manter uma alimentação balanceada ? Quantas vezes por semana devo praticar exercícios físicos ? Existe tratamento precoce para a cura da COVID-19 ?
Segundo estudo divulgado pelas universidades de Princeton em Nova York, e publicado na revista Science Advances, pessoas com mais de 65 anos são as principais vítimas da disseminação de fake news nas redes sociais: compartilham, em média, sete vezes mais informações não checadas ou falsas.
- Cartilha ensina internautas a detectar fake news e evitar desinformação
- As 8 maiores ‘fake news’ sobre saúde
- Paulo Betti briga com Regina Duarte após atriz divulgar fake news
- Em post mais curtido do Brasil, Casimiro desmente fake news de Flávio Bolsonaro
É em meio a esse cenário que nasce o projeto DUV-idoso. A plataforma assume o desafio de responder a dúvidas sobre saúde, alimentação, qualidade de vida e, claro, informações sobre a pandemia.
Opinião de quem entende do assunto
Formado por médicos, nutricionistas e enfermeiros independentes, especializados em clínica médica e geriatria, a inciativa se apresenta como alternativa à disseminação de fake news, divulgando informações de interesse público e com a credibilidade de quem entende do assunto.
Como participar ?
Para participar, basta compartilhar sua dúvida na página do projeto ou nas redes sociais. Sua pergunta será avaliada por uma equipe de especialistas em geriatria e poderá ser respondida por meio de artigos divulgados semanalmente.