Enfermeira morre após confundir câncer com Covid-19

A jornada de coragem de Brogan Williams: equívoco de diagnóstico de câncer e COVID-19

Em Wolverhampton, Inglaterra, um caso intrigante e devastador atrai a atenção de todos. Uma enfermeira de 35 anos, chamada Brogan Williams, morreu tragicamente após seus sintomas de câncer serem confundidos com os de Covid longa.

Ela já estava em remissão de um câncer de mama desde 2019, mas voltou a sentir dores no peito dois anos depois.

Quando procurou ajuda médica, diante do imenso cenário pandêmico em que estamos inseridos em 2023, os sintomas foram atribuídos à Covid-19.

A princípio, atribuiu-se suas dores aos efeitos pós-infecção do novo coronavírus. Chegaram a aconselhar a enfermeira a se recolher e descansar em casa.

Enfermeira morre após confundir câncer com Covid-19
Créditos: Arquivo pessoal
Enfermeira morre após confundir câncer com Covid-19

Mas, afinal, como foi identificado o diagnóstico do retorno do câncer?

Depois de dez dias de sua visita inicial ao médico, Brogan teve que ser levada às pressas ao hospital devido a um agravamento em sua condição respiratória.

Somente neste momento foi revelado que seu antigo câncer de mama havia retornado, espalhando-se infelizmente para seus pulmões.

Esta revelação chocante, feita logo antes de seu aniversário de 33 anos, veio com a estimativa de que ela teria somente duas semanas de vida.

Contudo, Brogan não desistiu e se submeteu ao tratamento, realizando até três quimioterapias por semana. O câncer, inicialmente do tipo mamário, se espalhou para seus pulmões, fígado, linfonodos e vários ossos.

Apesar dos médicos terem prognosticado duas semanas, Brogan lutou por sua vida por mais dois anos.

Como foi a vida da enfermeira após o diagnóstico?

Durante seu tratamento, Brogan permaneceu ativa nas redes sociais, compartilhando partes de sua vida e luta contra o câncer.

Ela acompanhou até seus últimos momentos o crescimento de sua filha, Freya. Após dois anos de batalha, Brogan Williams faleceu no dia 9 de outubro de 2023.

Em um emocionante comunicado pelas redes sociais, a família informou que “nossa linda Brogan caiu em um sono tranquilo”.

Independentemente da confusão diagnóstica inicial entre a Covid-19 e o câncer, sua história é uma grande lição de coragem e persistência.

Como os sintomas do câncer podem ser confundidos com os da Covid-19?

Em tempos de pandemia, os desafios na área da saúde aumentaram significativamente. O diagnóstico preciso se tornou um desafio, uma vez que muitas doenças compartilham sintomas semelhantes.

Casos como o de Brogan nos lembram de continuar vigilantes com nossa saúde e de sempre buscar uma segunda opinião quando necessário.