Entenda as alterações emocionais da puberdade
A gente sabe que a puberdade não é uma fase fácil, né? Todo mundo já foi, ou vai ser, adolescente um dia. É na adolescência que encontramos diversas dificuldades, como as mudanças que ocorrem no nosso psicológico e no nosso corpo físico. Aliás, você sabia que a puberdade pode ocorrer de forma precoce ou tardia?
Nesse período, o adolescente pode enfrentar situações como a necessidade de se adaptar a novos ambientes, de fazer novos amigos, de se empenhar nos estudos, e de lidar com mais um milhão de circunstâncias. Há, também, a possibilidade de conflitos entre o círculo de amizades e entre o círculo familiar.
Além disso, o bullying é muito comum. Segundo o IBGE, 1 em cada 5 estudantes já praticaram bullying! Este é um tipo de violência que aumenta a probabilidade da vítima desenvolver algum distúrbio.
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
Por causa de tudo isso, sentimentos de inadequação podem ser gerados, afetando a auto-estima, e o psicológico de modo geral. É muito comum, infelizmente, que os adolescentes desenvolvam alguns transtornos como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, distúrbios alimentares, psicóticos e de conduta. Este cenário é propício, também, para o uso de drogas.
Para entender melhor esse período tão essencial e turbulento para a entrada à vida adulta, confira o restante da matéria no blog do Consulta do Bem!