Entenda como é a cirurgia feita por Giovanna Ewbank
Acompanhe detalhes relevantes sobre a saúde respiratória
A renomada atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, de 36 anos, tem utilizado suas redes sociais para falar abertamente sobre um recente procedimento cirúrgico que realizou – a correção do desvio de septo. Oportunidade esta, que tem servido para esclarecer dúvidas dos fãs e seguidores sobre o tema.
A cirurgia feita por Giovanna Ewbank
Giovanna já sabia há anos da necessidade de realizar tal cirurgia, porém, como a própria relatou, sempre adiava por receio do pós-operatório. “Estou muito bem. Pela primeira vez em anos, estou conseguindo respirar com o meu nariz”, declarou aliviada a atriz.
O que é o septo nasal e quando é necessário realizar a cirurgia de correção?
Localizado na narina, o septo é uma cartilagem que divide internamente o nariz em dois lados, separando os filtros de ar presentes na extremidade.
- Bexiga caída: entenda o que é e quais os sintomas relacionados à condição
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
- Os sintomas de câncer de cabeça e pescoço
- Agrião é eleito a verdura mais saudável do mundo por pesquisadores; entenda por quê
Sérgio Jamal Azzam, otorrinolaringologista da capital paulista, esclarece que a maioria das pessoas tem o septo ligeiramente torto, o que pode se tornar um problema em alguns casos.
Quais são as causas de um desvio de septo severo?
Segundo o médico, as causas para um desvio de septo severo podem variar. Inflamações na infância ou acidentes que afetem diretamente o nariz podem levar a esta condição médica.
Contudo, Azzam alerta para as complicações que podem ocorrer caso o desvio de septo não seja corretamente tratado, como problemas no trato respiratório superior e sintomas de apneia do sono.
Como é feita a cirurgia de correção de septo?
A cirurgia de correção de septo é realizada sob anestesia geral e em alguns casos, pode ser combinada com a rinoplastia (cirurgia plástica no nariz).
De acordo com Azzam, o procedimento é bastante seguro e evoluiu muito ao longo dos anos, minimizando a dor e o sofrimento do paciente. Durante o pós-operatório, é necessário repouso e a manutenção de curativos no nariz até que o septo se acomode.
A experiência compartilhada por Giovanna Ewbank sobre sua cirurgia de correção de septo, tem sido uma importante fonte de informação para aqueles que possuem dúvidas ou passam por situações semelhantes.