Entenda o que é a medicina ayurveda e como ela se aplica
Objetivo não é apenas curar doenças, mas integrar o organismo, a alma e a mente
O termo “ayurveda” está cada vez mais comum, mas ainda confunde muita gente. Acontece que essa palavra é aplicada a diversos aspectos do dia a dia, como alimentação, terapias e massagens.
Na verdade, ayurveda significa “ciência da vida” e é o mais antigo registro de medicina do mundo. A origem desse conjunto de técnicas está nos territórios que hoje pertencem à Índia e ao Paquistão.
O grande objetivo dessa forma de cuidar do corpo não é apenas curar doenças, mas integrar o organismo, a alma e a mente. Somente quando as pessoas estão em equilíbrio elas estão verdadeiramente saudáveis. Confira como essa técnica é aplicada no dia a dia.
Alimentação
A alimentação ayurveda leva em consideração a personalidade das pessoas. De acordo com esse pensamento, cada um tem um dosha, isto é, temperamento que pode ser levado em consideração na dieta, para obter os melhores resultados. Esses doshas são representados por dois dos cinco elementos: fogo, água, ar, espaço e terra.
Além disso, esse tipo de filosofia prega que as pessoas prefiram os alimentos da estação. Assim, o consumo é de acordo com o tempo e com o que a natureza tem a oferecer.
Nos dias de hoje, a medicina ayurveda também é conhecida na alimentação por alguns dos seus pratos, como o leite dourado. Essa bebida, considerada um superalimento, tem propriedades antioxidantes e aliado de boas noites de sono. Segundo o Q48, principal fabricante desse tipo de produto no país, o leite dourado também ajuda a relaxar e a emagrecer.
Massagem
Na medicina ayurveda, a massagem é outro componente de grande importância. O contato com algumas partes do corpo ajuda a melhorar a circulação e a eliminar toxinas. Os especialistas acreditam ainda que, quando feitas com óleos e algumas ervas, a massagem nutre os tecidos do corpo.
Ioga
A ioga e a medicina ayurveda andam lado a lado no bem-estar do corpo. Como a yoga preza pela boa postura, respiração e relaxamento, essa atividade tem o grande poder de melhorar a conectividade da pessoa com o próprio corpo. Da mesma forma, os exercícios contribuem para desobstruir as mais diversas regiões, até mesmo de quem não tem o hábito de fazer atividades físicas.
Terapias
Além da yoga, existem outras terapias alternativas, como meditação, cromoterapia e aromaterapia que fazem parte da ayurveda. Essas atividades trabalham mais a parte mental e a energia do indivíduo.