Entenda o que é e quais os riscos da herpes ocular

A infecção pode ser transmitida através do contato direto com as mucosas e secreções de uma pessoa infectada

01/05/2025 23:00

A infecção pode ser transmitida através do contato direto com as mucosas e secreções de uma pessoa infectada – iStock/stefanamer
A infecção pode ser transmitida através do contato direto com as mucosas e secreções de uma pessoa infectada – iStock/stefanamer - Getty Images

A herpes ocular é uma infecção que pode afetar diversas partes do olho, como a córnea, a conjuntiva e, em situações mais graves, a retina.

Esta condição é causada por dois tipos de vírus: o herpes simplex (HSV), o mesmo que provoca o herpes labial, e o vírus herpes-zoster, que também causa a catapora. Ambos os vírus podem permanecer latentes no corpo humano e podem ser reativados ao longo da vida, especialmente em momentos de queda na imunidade, como durante infecções, estresse ou traumas.

O oftalmologista Antônio Sardinha, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica que a transmissão da herpes ocular ocorre principalmente através do contato direto com pessoas infectadas ou pelo manuseio de objetos contaminados. “A contaminação pode ocorrer tanto pelo contato direto com portadores do vírus quanto pela manipulação de itens como toalhas, maquiagem ou lentes de contato que estejam contaminados”, afirma.

Os sintomas da herpes ocular podem variar, mas geralmente incluem dor, vermelhidão nos olhos, sensação de corpo estranho ou ardência, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, visão turva ou reduzida, lesões na superfície ocular, como úlceras na córnea, e erupções cutâneas. “No caso do herpes-zoster, as erupções na pele seguem um padrão específico, afetando a testa, as pálpebras e a ponta do nariz”, explica o especialista .

O tratamento depende da gravidade da infecção e pode incluir o uso de medicamentos antivirais, tanto tópicos quanto orais, para combater o vírus. Além disso, analgésicos podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação, e colírios lubrificantes são recomendados para reduzir o desconforto ocular.

Embora a herpes ocular não seja normalmente associada a complicações graves, a oftalmologista alerta que, sem o tratamento adequado ou em casos mais severos, a condição pode levar a complicações sérias, como visão permanentemente embaçada, podendo até necessitar de um transplante de córnea.

iStock/Nuttawan Jayawan
iStock/Nuttawan Jayawan - Getty Images

A prevenção e o tratamento rápido são fundamentais para evitar complicações. “Medidas como a lavagem frequente das mãos, evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas e maquiagem, e o uso de óculos de sol para proteger os olhos da luz ultravioleta são altamente recomendadas”, diz o especialista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC).

Além disso, manter a higiene ao usar lentes de contato, garantir sono adequado e fortalecer o sistema imunológico com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são passos essenciais para prevenir essa infecção.

Outras dicas de saúde na Catraca Livre 

Estudos recentes indicam que a meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?