Entenda os benefícios do vinagre de maçã e mel à sua saúde

Receita é muito popular nos lares brasileiros por conta de suas propriedades restauradoras

Saúde: Vinagre de maçã diluído ao mel ajuda a reduzir o colesterol, controle a diabetes e melhora a digestão – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Saúde: Vinagre de maçã diluído ao mel ajuda a reduzir o colesterol, controle a diabetes e melhora a digestão – iStock/Getty Images

Receita popular em muitos lares brasileiros por conta de suas propriedades restauradoras, a mistura de vinagre de maçã, mel e água é considerada um verdadeiro remédio natural.

Se por um lado o vinagre de maçã se destaca por seu efeito antisséptico, o mel oferece diferentes compostos ativos que possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Além dos benefícios citados, o vinagre também é um reconhecido diurético para quem sofre com retenção de líquido. Para garantir os benefícios, no entanto,, o recomendável é o vinagre de maçã orgânico.

Quando o mel entra na receita, as vantagens aumentam ainda mais porque, além de deixar a combinação mais saborosa e suavizar o sabor do vinagre, seus micronutrientes ajudam na imunidade.

Vinagre e mel ajudam a emagrecer?

Apesar dos inúmeros benefícios citados anteriormente, a mistura não possui essa função, ainda que uma fibra solúvel presente em sua composição ajude a preencher o estômago e aumentar a sensação de saciedade.

Mas é claro que só a bebida não vai funcionar nessa questão. “O vinagre de maçã não é milagroso. Para a perda de peso é mais importante aliar uma rotina de exercícios físicos com alimentação equilibrada e uma boa noite de sono”, destaca a nutricionista. “Se quiser acrescentar o vinagre de maçã como um coadjuvante, ok, é válido”, explica a nutricionista Marcela Neves.

Como tomar vinagre de maçã e mel:

  • 7 gramas de mel
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 250 ml de água mineral

Preparo

Aqueça uma xícara de água para mantê-la aquecida;
Agora adicione os ingredientes;
Mexa bem com uma colher até que estejam bem diluídos.

PS: Não vale exagerar na dose. A nutricionista Marcela Neves recomenda duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.

Além disso, para quem sofre com gastrite, refluxo ou úlcera, não é recomendável ingerir a mistura logo cedo, com o estômago vazio, porque ela pode aumentar ainda mais a acidez. O correto é consultar um médico antes de iniciar o consumo.