Entenda os efeitos prejudiciais do café para crianças
Consumo regular de café pode representar série de efeitos nocivos para crianças e adolescentes; entenda os motivos
Relatório divulgado pela Academia Americana de Pediatria (AAP) chama a atenção para os riscos da bebida quando consumidos por crianças após descobrir o consumo de cafeína em doses regulares oferece uma série de efeitos negativos para a saúde de criança menores de 12 anos. E também na adolescência.
Para chegar a essa conclusão, os especialistas levaram em conta um estudo conduzido pelo Centro Médico de Boston, nos Estados Unidos. Nele, 15% dos entrevistados ofereciam aproximadamente 32ml de café a seus bebês de apenas dois anos por dia – quantidade, segundo a AAP, suficiente para impactar o organismo.
O que se concluiu? Qual o efeito do café em crianças?
Segundo a academia americana, a cafeína é um estimulante com potencial comprovado para aumentar a atenção e evitar a fadiga em adultos. O que não representa os mesmos benefícios na infância, uma que sua ação nunca foi avaliada em crianças e seus efeitos nocivos podem ser maiores nelas que nos adultos.
- 5 benefícios do chá preto para a sua saúde
- 5 hotéis em São Paulo ideais para fazer um ‘day use’ com as crianças
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Os alimentos que não devem ser dados a crianças até os 1.000 dias de vida, segundo estudo
Portanto, quantidades consideradas seguras de cafeína em adultos podem sobrecarregar um organismo ainda em formação e dificultar a metabolização. Além disso, o excesso pode resultar em condições adversas como: aumento da frequência cardíaca (taquicardia), elevação da pressão arterial, sintomas de ansiedade e problemas para dormir.
O estudo aponta que a recomendação não se restringe ao café. Qualquer bebida com cafeína deve ser evitada, como bebida esportiva ou chá preto, por exemplo.