Entenda os verdadeiros efeitos da drenagem linfática no corpo

Em busca de uma solução rápida para emagrecer, muitas pessoas procuram a drenagem linfática. Mas você sabe se realmente funciona para esse objetivo? A fisioterapeuta Taynara Lima, especialista do site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, explica os benefícios e malefícios do tratamento estético.

O sistema linfático, mesmo apresentando vasos frágeis, auxilia na remoção do excesso de líquido, moléculas de proteínas e resíduos celulares que vêm do resultado do metabolismo celular, entre outras matérias dos espaços teciduais. Além de seu funcionamento ser ligado ao sistema vascular, pode ser visto como alternativo meio de drenagem, tornando os líquidos em movimento, trazendo equilíbrio de proteínas e líquidos teciduais.

De acordo com Taynara, a drenagem linfática não produz emagrecimento, mas, ao melhorar a condição do edema existente no indivíduo, trazendo melhora na retenção de líquido pré-existente

Qualquer alteração negativa no funcionamento circulatório normal do organismo pode caracterizar disfunção, podendo acarretar a necessidade de optar por um sistema de drenagem externo. Neste caso, a drenagem linfática manual está indicada para inchaço, podendo ser priorizada também em casos de pré e pós-operatório, desintoxicação, regeneração do tecido e caso de comprometimento do retorno da circulação sanguínea.

De acordo com Taynara, a drenagem linfática não produz emagrecimento, mas, ao melhorar a condição do edema existente no indivíduo, trazendo melhora na retenção de líquido pré-existente, passará essa impressão, pois há uma aparência de menor inchaço.

Leia a matéria a completa.