Erro comum favorece envelhecimento precoce, apontam especialistas
A falta de sono na fase adulta pode acelerar o envelhecimento precoce da pele, entre outras consequências
Dormir mal é o principal erro que pode te fazer envelhecer mais rápido do que o esperado, apontam especialistas em longevidade e dermatologia. Para o médico nova-iorquino Dr. Neil Paulvin, a má qualidade do sono pode ser seguramente considerada o efeito mais impactante para abreviar os efeitos do tempo sobre o nosso corpo.
“Com base em minha experiência, descobri que a má qualidade do sono é o erro número um que fará você envelhecer mais rápido”, destaca Dr. Paulvin, em entrevista para a CNBC.
Devido à pressões do trabalho, estudos e socialização, muitas pessoas acabam dormindo menos do que a quantidade recomendada, acarretando efeitos no corpo e acelerando o processo de envelhecimento.
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
Sono = vida saudável
Os estudos têm demonstrado que um sono de qualidade é fundamental para uma vida saudável, uma vez que quando dormimos, o corpo se regenera. Uma noite de sono que varia de 7 a 8 horas é capaz de melhorar a saúde celular e tecidual, função cognitiva, imunidade, níveis de energia e metabolismo.
Importância de uma boa noite de sono
A falta de sono na fase adulta pode acelerar o envelhecimento da pele, resultando em rugas e na deterioração da qualidade e da força das proteínas colágeno e elastina – que mantêm a pele firme e volumosa à medida que envelhecemos.
Além disso, a falta de sono pode aumentar o risco de declínio cognitivo, perda de memória e doença de Alzheimer, enfraquecendo o sistema imunológico e diminuindo a capacidade do corpo de combater doenças e enfermidades.
Portanto, o ideal é ser consistente. Ou seja, acordar e ir para a cama no mesmo horário todos os dias ajuda a manter o ritmo natural do sono.
Preservar a qualidade do sono é um elemento fundamental para a manutenção da saúde e longevidade. Assim, é importante ter em mente que uma boa noite de sono pode servir não apenas para a recuperação do desgaste diário. Mas também para a prevenção de diversas doenças e o retardamento do processo de envelhecimento.