O erro com a escova de dente que pode comprometer sua saúde bucal
Entenda por que o banheiro pode ser um risco para sua escova de dentes e veja dicas para mantê-la longe de contaminação
A maioria das pessoas guardam a escova de dente no banheiro. Porém, alguns especialistas já desafiaram esse hábito comum com uma declaração: o banheiro pode ser, na verdade, o pior lugar para guardar as escovas de dentes.
O dentista norte-americano Dr. Jordan Brown, por exemplo, viralizou no TikTok ao alertar seus seguidores sobre o assunto.
Por que é perigoso guardar sua escova de dente no banheiro?
No vídeo, ele explicou por que o banheiro, à primeira vista um lugar prático para guardar as escovas de dentes, pode não ser o mais seguro.
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
- Transformando ansiedade em serenidade: 4 métodos criativos para reduzir o estresse
- Brasil tem 2 cidades em lista de destinos imperdíveis para 2025
- Noxus chega com tudo: confira o trailer explosivo da Temporada 1 de League of Legends
O alerta do dentista chocou e gerou debate nos comentários da publicação. O vídeo viralizou rapidamente e acumula mais de 1 milhão de visualizações.
Segundo Brown, o principal problema é a descarga do vaso sanitário. Quando acionada com a tampa da bacia aberta, a descarga pode espalhar bactérias fecais por todo o ambiente do banheiro. Isso contaminaria não apenas as superfícies, mas também toalhas, sabonetes e, particularmente, a escova de dente.
O dentista disse que não importa o quão limpo possa parecer o ambiente, a proximidade com o vaso sanitário inevitavelmente torna o banheiro um local de risco para a higienização bucal.
Ainda de acordo com Brown, os aerossóis usados para perfumar o banheiro apresentam um risco adicional. Pois esses produtos podem contribuir para a propagação das bactérias pelo local, potencializando a contaminação da escova.
Qual é o local correto para guardar a escova?
Diante desse desafio relacionado à higiene bucal, Brown compartilha algumas orientações:
- a principal é armazenar a escova de dentes em um local diferente, distante do banheiro — o quarto, por exemplo, pode ser uma boa opção;
- se a escolha for mantê-la no banheiro, ele recomenda sempre abaixar a tampa do vaso ao dar descarga e usar protetores para as cerdas da escova. Outra alternativa é guardá-la dentro de um armário fechado;
- também é fundamental que cada pessoa tenha sua própria escova separada das demais, para prevenir o risco de contaminação cruzada;
- além disso, a escova precisa ser substituída a cada três meses, e os dentes devem ser escovados ao menos três vezes ao dia. Entenda como você pode estar escovando os dentes de forma errada, segundo um médico.