Erva bastante usada no dia a dia dos brasileiros produz colágeno e alivia as dores nas articulações
Utilizado em diversas receitas, planta aromática proporciona série de benefícios
Estudos recentes sobre a fitoterapia indicam que o orégano oferece uma série de benefícios que podem contribuir para a saúde do colágeno e o alívio de dores nas articulações.
Rico em compostos antioxidantes, como o carvacrol e o timol, a planta com origem no Mediterrâneo ajuda a combater o estresse oxidativo, que danifica as células e afeta a produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, ossos, tendões e cartilagens.
Conhecido pela sua contribuição na cozinha, o orégano também reserva uma série de ganhos para a manutenção da saúde.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Isso porque uma série de estudos sobre os poderes das plantas revela que o orégano tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser benéficas no alívio de dores nas articulações.
Benefícios da erva para o colágeno e articulações
O consumo regular de orégano, seja na alimentação ou na forma de óleo essencial, pode ajudar a reduzir a inflamação, minimizando o desconforto causado por condições como artrite. Seus efeitos antioxidantes também auxiliam na proteção das articulações contra o desgaste.
A presença de vitaminas e minerais, como a vitamina K e o cálcio, também fortalece a saúde óssea, o que indiretamente contribui para a manutenção das articulações e a preservação do colágeno.