Erva que potencializa a memória pode ser usada em qualquer chá
A planta possui aroma fresco e oferece diversos benefícios à saúde, incluindo o fortalecimento da memória
A hortelã é uma planta reconhecida desde a antiguidade por seus múltiplos benefícios à saúde, sendo um deles o seu efeito positivo na memória.
Combinada com diversas infusões, ela não só melhora o sabor das bebidas, mas também atua como um estimulante natural para o cérebro, favorecendo a concentração e a retenção de informações.
Como a hortelã melhora a memória?
A hortelã contém mentol, um composto que, quando inalado, envia sinais ao cérebro, atuando como um estimulante.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Segundo estudos, cheirar ou consumir essa erva em forma de chá ou infusão pode melhorar a memória e a concentração, além de aumentar o foco em tarefas que demandam atenção.
Esse efeito é amplamente reconhecido por culturas ao redor do mundo e você pode facilmente incorporá-lo ao dia a dia, apenas adicionando hortelã a chás ou outras bebidas.
Quais são os outros benefícios da hortelã?
Além de favorecer a memória, a hortelã é conhecida por suas propriedades digestivas, sendo eficaz no alívio de desconfortos estomacais como indigestão e gases.
Ela também tem propriedades antibacterianas e antivirais, o que a torna útil no combate a resfriados e infecções leves.
Seu efeito refrescante é excelente para aliviar a congestão nasal e relaxar a garganta, sendo uma boa opção em casos de gripes e resfriados.
Como acrescentar a erva em chás?
Basta adicionar algumas folhas frescas ou secas ao chá já pronto ou criar uma infusão à base de hortelã, que pode acabar consumida sozinha ou misturada com outras ervas.
Algumas marcas de chá e erva-mate já incluem hortelã, facilitando o consumo regular e aproveitamento dos seus benefícios.
É aconselhável consumir a erva com moderação, principalmente quem já tem condições preexistentes. Consulte um médico caso tenha dúvidas.