Especial Carnaval: 7 motivos para usar camisinha SEMPRE
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Lembra quando aquele vídeo da Pabllo Vittar causou polêmica porque as pessoas pareciam não entender o porquê de usar camisinha? E muitos dos comentários falavam só que ‘a Pabllo não podia engravidar’, por isso não tinha motivo para ela fazer uso do preservativo durante o sexo? Pois bem, a gente achou bem preocupante esse nível de falta de informação sobre a camisinha, por isso achamos essencial reforçar a sua importância tão próximo do Carnaval.
Vamos lá? Fizemos uma lista com motivos para você manter em mente toda vez que for transar (e principalmente se estiver no meio da folia, ok?):
1.Ela evita troca de fluidos
Segundo Rodrigo Garcia D’Aurea, médico da família e comunidade, da clínica A Morada de Saúde Integral, usar camisinha é essencial porque esta é a única forma de evitar a troca e contato de fluidos entre duas pessoas durante a relação sexual. “Além de evitar uma gravidez indesejada, ainda protege você contra doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV ou hepatites”, diz ele.
- 6 regras simples para garantir a saúde da vagina
- O que fazer para manter o pH da vagina equilibrado?
- Mpox: os primeiros sinais da infecção para se observar
- O que causa a candidíase no homem? Veja os sintomas e como evitar
2.Ela deve ser usada também para o sexo oral
Sim, é isso mesmo que você leu. A gente acredita que a camisinha deve ser usada só no sexo com penetração, porque, na nossa cabeça, a principal função do preservativo é evitar a gravidez indesejada. Porém, o seu papel mais importante é barrar a transmissão de doenças, e por isso também deve ser usada no sexo oral ou em qualquer tipo de interação sexual em que haja troca de fluídos ou secreções sexuais de maneira geral – já que essa troca é a responsável pela contaminação de ISTs (as Infecções Sexualmente Transmissíveis).
3.Usar camisinha feminina tem suas vantagens
Veja mais aqui: Especial Carnaval – 7 motivos para usar camisinha SEMPRE