Especialista explica como reduzir o nível de triglicérides do sangue
Os triglicerídeos são um tipo de gordura proveniente da ingestão de carboidratos e da própria gordura e estão presentes em cerca de 90% da nossa alimentação. Se não for controlado, eles aumentam os riscos de doenças coronarianas e até de desenvolver diabetes.
Você está com alto nível de triglicérides e não sabe como reduzi-los? Em entrevista ao site “Minha Vida“, o endocrinologista Amélio Godoy Matos dá sete dicas que ajudam a controlar a taxa dessa gordura.
– Carboidratos
Os triglicerídeos são originados de duas maneiras: pela ingestão de alimentos ricos em gordura ou pela sintetização de carboidratos no fígado. Dessa forma, uma das primeiras recomendações médicas para baixar o nível de triglicérides é criando uma dieta balanceada e, claro, com baixo teor de carboidratos, aponta o endocrinologista Amélio. Isso inclui massas, frutas e tubérculos, como a batata.
- Hábito matinal ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
- 5 cuidados noturnos que ajudam a manter o açúcar no sangue controlado
- Saiba como a alimentação certa pode afastar o diabetes de vez
- Conheça os alertas que o corpo dá quando os níveis de açúcar no sangue está elevado
– Exercícios
“Excesso de peso é a principal causa de aumento de triglicerídeos no sangue”, explica Amélio Godoy. Por isso, aliar uma dieta equilibrada à prática de exercícios físicos, de preferência aeróbicos, é a melhor maneira de combater o alto nível de triglicérides, uma vez que ele aumenta a queima de gordura corporal.
– Verduras e legumes
Verduras e legumes também não podem faltar no cardápio. “Alguns deles até apresentam uma porcentagem considerável de carboidratos, mas, ainda assim, serão sempre mais bem-vindos do que alimentos processados, como pães e massas’, explica o endocrinologista Amélio.
Leia a matéria na íntegra aqui.