Esta bebida pode reduzir o risco de câncer de intestino em 17%

Pesquisa com mais de 500 mil pessoas revela que o cálcio pode reduzir o risco de câncer de intestino

04/03/2025 17:33 / Atualizado em 18/03/2025 11:09

Consumir leite diariamente pode trazer um importante benefício para a saúde intestinal. Segundo uma pesquisa conduzida pela Cancer Research UK e publicada na revista Nature Communications, a ingestão regular desse alimento pode reduzir o risco de câncer de intestino em até 17%. O responsável por esse efeito positivo seria o cálcio, mineral já conhecido por fortalecer ossos e dentes, mas que também exerce um papel protetor no sistema digestivo.

Esta bebida pode reduzir o risco de câncer de intestino em 17%
Esta bebida pode reduzir o risco de câncer de intestino em 17% - Depositphotos/SIphotography

O papel do cálcio na proteção intestinal

Cientistas analisaram como o cálcio atua no organismo e descobriram que ele protege as células intestinais contra danos que podem resultar no desenvolvimento de tumores. A pesquisa revelou que incluir 300 mg de cálcio por dia na alimentação — quantidade equivalente a um copo grande de leite — já foi suficiente para reduzir significativamente o risco da doença. Essa descoberta reforça a importância do consumo de alimentos ricos nesse mineral, como leite, queijo e iogurte, além de vegetais de folhas verdes escuras.

O estudo e seus resultados

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares e a saúde de mais de 500 mil mulheres ao longo de 16 anos. O estudo foi um dos mais abrangentes já realizados sobre a relação entre dieta e câncer de intestino. Segundo a pesquisadora Keren Papier, da Universidade de Oxford e autora principal da pesquisa, os resultados apontam para o potencial efeito protetor do cálcio no organismo.

Além de laticínios, a análise demonstrou que outras fontes de cálcio, como certos vegetais, também podem oferecer proteção contra a doença. No entanto, manter uma alimentação variada e equilibrada continua sendo essencial para uma boa saúde intestinal.

O leite é uma das principais fontes de cálcio e pode ajudar a proteger a saúde intestinal.
O leite é uma das principais fontes de cálcio e pode ajudar a proteger a saúde intestinal. - iStock/stitchik

Como o cálcio protege o intestino?

Os especialistas acreditam que o efeito do cálcio esteja relacionado à sua capacidade de se ligar a ácidos biliares e graxos livres presentes no trato digestivo. Esse processo forma uma substância inofensiva, semelhante a um “sabão”, que impede danos às paredes do intestino e facilita a eliminação desses compostos do corpo. Essa ação pode ajudar a prevenir inflamações e alterações celulares que favorecem o desenvolvimento de tumores.

Embora os resultados sejam promissores, os cientistas destacam que mais estudos são necessários para entender melhor o papel do cálcio na prevenção do câncer intestinal e os mecanismos exatos por trás desse efeito protetor.

Alimentos ricos em cálcio, como queijo e vegetais de folhas verdes, podem reduzir o risco de câncer de intestino.
Alimentos ricos em cálcio, como queijo e vegetais de folhas verdes, podem reduzir o risco de câncer de intestino. - iStock/alebloshka

Prevenção e hábitos saudáveis

Especialistas apontam que até metade dos casos de câncer de intestino poderia ser evitada com mudanças no estilo de vida. Além da ingestão adequada de cálcio, recomenda-se reduzir o consumo de carne vermelha e processada, evitar o álcool e o tabagismo, e manter um peso saudável.

Adotar uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos integrais também é fundamental para proteger a saúde intestinal. Esses hábitos, aliados ao consumo de fontes de cálcio, podem contribuir para a prevenção do câncer e de outras doenças digestivas, promovendo mais qualidade de vida.

Cálcio protege o intestino, mas e a intolerância à lactose?

Embora o leite ofereça benefícios, como a redução do risco de câncer de intestino, muitas pessoas enfrentam a intolerância à lactose. Segundo a Catraca Livre, sinais como inchaço e desconforto digestivo podem indicar o problema. Felizmente, há alternativas ricas em cálcio, como queijos maturados e vegetais de folhas verdes, que garantem proteção intestinal sem os efeitos colaterais da lactose. Veja mais aqui!