Esta é a melhor posição para fazer xixi, segundo a ciência
Na Alemanha, mais da metade dos homens adotaram a prática
Estamos habituados, quase programados, a associar os homens ao ato de urinar em pé. Mas uma nova pesquisa está propondo uma mudança de perspectiva. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, estão desafiando essa ideia ao sugerirem que, para muitos homens, essa pode não ser a postura mais saudável.
O estudo revela que sentar-se para urinar pode ser mais eficaz, permitindo um esvaziamento mais rápido e completo da bexiga. Isso seria particularmente vantajoso para homens que sofrem de problemas no trato urinário inferior ou com aumento da próstata.
A razão? Quando os homens se sentam, os músculos da pélvis e da coluna relaxam completamente, facilitando a micção de forma mais natural e sem esforço, algo que não ocorre quando estão em pé. Aliás, forçar a urina pode ser prejudicial, como apontam outros estudos sobre o tema.
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- Você sabia que fazer caminhada após as refeições ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue?
- Dormir nesta posição favorece a saúde do cérebro, segundo a ciência
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
Qual é a melhor posição para fazer xixi?
A questão vai além de saúde. Uma pesquisa da YouGov, empresa internacional especializada em análise de dados, mostrou que a prática de urinar sentado está crescendo em várias partes do mundo. Em pelo menos 13 países, essa já é uma rotina para muitos homens.
Os alemães, por exemplo, lideram a tendência: 62% deles afirmaram preferir sentar para urinar. Na Suécia, 50% dos homens também adotaram essa prática. Embora o levantamento não tenha entrevistado brasileiros, a tendência parece estar se espalhando.
Além dos benefícios clínicos, o fator higiene tem sido um dos principais motivadores dessa mudança de hábito. Afinal, ao urinar sentado, a chance de deixar respingos no chão é menor, evitando que outros precisem pisar em poças indesejáveis.