Esta semente pode ser poderosa na prevenção da doença de Parkinson
A semente pode ser consumida em pães, bolos, saladas, vitaminas e mais; conheça os benefícios
A semente de gergelim ganha cada vez mais visibilidade no universo do bem-estar. Proveniente da planta Sesamum indicum, ela se destaca por ser um alimento de alto valor nutricional e com ação antioxidante.
A composição do gergelim inclui proteínas, ácidos graxos poli-insaturados, cálcio, magnésio, vitamina E e fibras, ou seja, uma ampla gama de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A semente demonstrou benefícios significativos na prevenção do Parkinson.
Benefícios do gergelim para a saúde
Entre seus diversos benefícios, uma característica merece destaque. O gergelim tem lignanos, compostos benéficos que possuem efeitos neuroprotetores.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Essa substância pode prevenir alterações cognitivas e neuronais que acontecem por conta do envelhecimento, o que pode ter relevância na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, Alzheimer e demência senil.
O mesmo acabou comprovado em um estudo da Universidade de Osaka, no Japão. Os pesquisadores relataram que a sesamina, encontrada naturalmente nas sementes de gergelim, protege contra a doença de Parkinson, evitando danos neuronais que diminuem a produção de dopamina.
A semente do gergelim também pode auxiliar no combate à artrite, de novo devido à substância sesamina, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas propriedades podem aliviar dores e melhorar a mobilidade das articulações de pessoas que sofrem com artrite.
Além disso, ele pode contribuir para o controle do diabetes, a redução do peso e a prevenção de doenças cardiovasculares.
Como consumir gergelim?
Brancas, preta, amarela, cinza, marrom ou vermelha, a semente de gergelim pode ser consumida ao natural ou torrado.
Além disso, é um ingrediente versátil para adicionar em saladas, pães, biscoitos e molhos. As sementes ainda podem compor diversas receitas, como iogurtes, arroz, barras de cereais, mingau, vitaminas e sucos.
Para aproveitar todos os benefícios do gergelim, é recomendado consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia.
No entanto, a quantidade ideal pode variar de acordo com a idade, estado de saúde e tolerância individual. Por isso, o aconselhável acaba sendo consultar um nutricionista para obter orientações personalizadas.
Apesar de todos os benefícios, pessoas com condições de saúde específicas também devem buscar orientação médica antes de incluir o gergelim em sua dieta regular.