Estas são as frutas com menos calorias para incluir na sua dieta

Frutas são verdadeiros “medicamentos naturais”, auxiliando na saúde cardiovascular, na imunidade e no equilíbrio do corpo

Por André Nicolau em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
15/04/2025 13:00 / Atualizado em 23/04/2025 11:45

Frutas são verdadeiros “medicamentos naturais”, auxiliando na saúde cardiovascular, na imunidade e no equilíbrio do corpo – iStock/CatLane
Frutas são verdadeiros “medicamentos naturais”, auxiliando na saúde cardiovascular, na imunidade e no equilíbrio do corpo – iStock/CatLane - iStock/CatLane

Quando o assunto é manter a forma sem abrir mão do sabor e dos nutrientes, as frutas de baixa caloria são verdadeiros tesouros da natureza. Coloridas, refrescantes e incrivelmente versáteis, elas são uma aposta certeira para quem quer cuidar do corpo e da saúde com leveza e prazer. Incorporá-las no dia a dia é como dar um presente diário ao seu organismo — e o melhor: sem culpa.

Você sabia que é possível alimentar-se de forma rica e nutritiva mesmo com restrição calórica? Frutas com baixa densidade energética, ou seja, aquelas que entregam muitos nutrientes com poucas calorias, são estrelas nesse cenário e aliadas indispensáveis para a sua dieta

Repletas de fibras, vitaminas e antioxidantes, elas não só matam a fome como também protegem contra doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos e até alguns tipos de câncer. A OMS dá a dica: 400 gramas de frutas e hortaliças por dia é o ideal — um desafio saboroso e possível!

Frutas vermelhas: pequenas doses de longevidade

Se houvesse um ranking das frutas mais “poderosas”, as vermelhas certamente estariam no topo. Morangos, framboesas, amoras e mirtilos são como joias antioxidantes, combatendo o envelhecimento celular e fortalecendo o corpo contra doenças degenerativas, como Alzheimer e câncer. Ricas em vitamina C e com cerca de 67 calorias por 100 gramas, elas provam que é possível comer bem, com leveza e muito estilo.

Uvas: doçura com consciência

Não subestime o tamanho das uvas. Essas pequenas delícias, especialmente as vermelhas, são concentrados de saúde. Repletas de fibras, vitaminas e compostos como o resveratrol, que favorece a saúde do coração e combate o envelhecimento precoce, elas são uma escolha esperta e deliciosa. E com apenas 67 calorias por 100 gramas, ficam ainda mais irresistíveis.

Outras estrelas do time leve e nutritivo

A diversidade é um trunfo quando falamos de alimentação saudável e, por isso, é caminho imprescindível para a sua dieta. Maçãs crocantes, kiwis vibrantes e mamões suaves não apenas encantam o paladar, como também nutrem profundamente o corpo.

  • Maçã: uma unidade média traz cerca de 95 calorias e um potente antioxidante chamado quercetina, que ajuda a combater inflamações.
  • Kiwi: com cerca de 60 calorias por 100 gramas, é uma explosão de vitamina C e folato.
  • Mamão: superdigestivo e com apenas 39 calorias por 100 gramas, é ideal para quem quer leveza e funcionalidade no mesmo prato.

Hábito simples, impacto gigante

De lanches rápidos a complementos em saladas e smoothies, essas frutas cabem em qualquer momento do dia. São escolhas inteligentes para quem busca equilíbrio, vitalidade e bem-estar sem contar calorias com culpa.

Entre as campeãs globais da saúde, algumas frutas brilham mais forte. Maçã, laranja e abacate são verdadeiros “medicamentos naturais”, auxiliando na saúde cardiovascular, na imunidade e no equilíbrio do corpo. Elas não só nutrem, como inspiram um estilo de vida mais saudável e saboroso.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre 

A ansiedade é como uma tempestade interna que pode trazer consigo tensão, palpitações, suor frio e boca seca. Mas não se preocupe. Diagnosticada em cerca de 9,3% da população, Brasil é o pais com maior número de casos de ansiedade no mundo.

Existem técnicas incríveis, no entanto, que ajudam a acalmar a mente e o corpo, aliviando sintomas agudos ou, melhor ainda, prevenindo que eles apareçam. Por isso, confira: 4 métodos criativos para transformar ansiedade em serenidade.